"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















domingo, 16 de julho de 2017

Mentores para novos imigrantes

Oi gente, tudo bem? Não sei se quem está lendo esse post está no Brasil ou no Canada, mas eu gostaria de dizer a vcs que estou aproveitando cada dia de sol aqui e não estou com a mínima vontade de ver o frio nem tão cedo :) Estou curtindo tanto que nem estou ligando o ac do carro. Abro as janelas e deixo o vento entrar :) O inverno esse ano me traumatizou e eu não quero nem pensar em como deve ser viver nas partes mais frias daqui... não quero nem imaginar kkkkkkk... Vcs sabem que eu já cogitei sair de Vancouver por causa do alto custo de vida, mas depois do inverno desse ano essa mudança ficou difícil... Se eu sair daqui não vai ser para outra cidade do Canadá, acho que vai ser para outro país kkkkkkkk.
Para vcs terem uma ideia, ontem eu fiquei nada mais nada menos que 3 horas e meia dentro da piscina, curtindo o sol a natureza ao meu redor. De vez em quando batia um vento mais forte e frio, mas no geral o dia estava maravilhoso!!!! 
Uma das coisas que me chamou atenção na piscina ontem foi a presença de três famílias muçulmanas com as mulheres devidamente cobertas e só olhando os filhos na água. Me chamou atenção pq nos anos anteriores não tinha. Hoje eu ouvi na igreja de um representante da SUCCESS, uma ong que ajuda imigrantes e refugiados, que por dia estão desembarcando 1.000 refugiados aqui... 1000!!! é muita gente!!! Isso me faz questionar se em poucos anos não estaremos como a Inglaterra, a Alemanha e a França... Deus é que sabe! 
Mas o lado bom disso tudo é que a igreja que eu frequento está em parceria com o SUCCESS em um projeto de mentorship para recém-chegados. A ideia é colocar o novo imigrante em contato com profissionais do mercado que possam auxilia-los nos primeiros passos e ajuda-los a trabalhar em suas respectivas áreas. Hoje mesmo um amigo meu da área de TI fez o mentorship de alguns imigrantes.
Se alguém quiser saber mais sobre esse trabalho e mora perto de Richmond, pode entrar em contato comigo que eu dou o contato da pessoa responsável por esse trabalho.
Esse trabalho é muito importante e sou testemunha de quanto faz a diferença. Eu tenho uma mentora que tem sido uma bênção na minha vida e tem me ajudado muito!!!
Tenho certeza que um dia eu vou poder fazer o mesmo por outras pessoas, pq a vida é assim, um dia a gente é abençoado e no outro somos usados para abençoar.
Vou ficando por aqui :)
Que Deus abençoe nos guarde de todo o mal! Que nós tenhamos uma semana abençoada.





domingo, 9 de julho de 2017

Fazendo a faxina :)

Oi gente, dei mais uma sumida, né? A vida tem estado uma loucura! meu marido diz que eu tenho que parar com a mania de querer abraçar o mundo pq eu não vou dar conta :) mas na verdade eu sinto dentro de mim que eu tenho que dar conta da minhas obrigações pessoais, como trabalho e família e das minhas sociais, como trabalhos voluntários e igreja. Eu sei que espiritualmente eu não preciso fazer nada, pq não é pelo que eu faço, mas sim pelo que Jesus fez, porém eu, comigo mesma, sinto que não há sentido na vida se nós não servimos a Deus, e isso inclui servir ao próximo.
Mesmo com toda a correria e com muito trabalho eu consegui descansar esse final de semana. Aproveitei o sol e curti uma piscina aberta ontem com a família e alguns amigos, terminamos o dia comendo pizza e jogando conversa fora e hoje, depois da igreja, fui para um churrasco super agradável e deu pra dar uma relaxada!
Mas uma das coisas que me marcou nesse final de semana foi a faxina que eu fiz no sábado. Estamos esperando uma família de amigos muito queridos no mês que vem e eu comecei a criar espaço na casa. Na verdade todo ano eu faço uma faxina na época que sai do inverno para a primavera, que é quando eu guardo os casacos e calças quentes e coloco `a vista as camisetas e shorts. Como eu estou esperando essa família de amigos eu resolvi fazer isso ontem. Gente, ainda nem terminei tudo, mas só ontem, quando eu acabei, foram seis sacos grandes!!! 3 de lixo e 3 de doações. Fiquei impressionada em como a gente guarda tralha na nossa casa!!! Vai comprando e comprando, consumindo e guardando, sempre com aquela ideia de que um dia vai precisar e quando a gente se dá conta tá cercado de coisas sem a menor necessidade.
Interessante que quando eu olhei para os 6 sacos pretos o Espírito Santo me tocou e eu pensei comigo: Renata, vc já pensou quanta coisa que não presta vc está guardando dentro de vc???
Eu senti que a vida vai passando e eu, como ser humano falho que sou, vou guardando as coisas, guardando o que me machucou, entristeceu, marcou, enfim, e não me preocupo de fazer uma boa faxina pra entrar um ar totalmente novo.
Desde ontem, depois desse toque, eu coloquei essa meta na minha vida, eu não quero guardar nada que não presta dentro de mim.
Uma semana abençoada a todos nós.

domingo, 25 de junho de 2017

Só atualizando mesmo!

Oi gente, dei uma sumida, né?! Eu tento atualizar o blog toda semana, mas semana passada além de muito trabalho eu tinha ido para um camp em Nanaimo, uma ilha aqui perto. Eu tinha reservado esse camp desde o começo do ano, estava super empolgada, mas não deu muito certo. Assim que chegamos o meu marido começou a sentir dores do pé e como o camp era bem rústico, no meio do mato, tivemos que voltar no mesmo dia, ou seja, só foi perda de tempo e dinheiro. Aquele tipo de passeio de "grego", só dor de cabeça e nada mais.
Ele chegou a ir no hospital por causa disso, o médico tirou um raio-x mas não achou nada, disse que podia ser um trincado no osso e que era pra ficar de repouso. Essa semana ele vai em outro médico pegar uma segunda opinião.
Quando se trata de saúde eu gosto de ouvir 2 ou 3 profissionais, pq o ser humano erra e aqui que não temos muitos médicos eles tendem a prestar mais atenção nos casos mais graves.
Fora isso, essa semana vai ser a última semana de aula da minha filha e o início das férias de verão, isso significa abrir a carteira e gastar dinheiro com os camps infantis que mantêm as crianças ocupadas enquanto os pais trabalham. 
Nós, imigrantes, não temos o privilégio de ter a família por perto pra dar um suporte, então, temos que correr atrás das opções disponíveis para manter os filhos ocupados.
Eu queria mesmo era dar uma viajada, mas eu não sei se o trabalho vai me permitir por agora.
Gente. e aqui está quente, viu?! Nossa, como está fazendo calor! o povo já começou a sentir falta do inverno, mas eu ainda não. Estou evitando até a ligar o car condicionado pra aproveitar bem a quentura do sol e receber bastante vitamina D :) Mas em casa eu já estou com ventilador ligado e bem em cima de mim. Tá difícil dormir com o calor, pq o meu corpo já acostumou com o friozinho.
Bom, tenho que ir pq o trabalho me chama. Mas que Deus derrame suas bênçãos sobre as nossas vidas e nos dê muitas vitórias nessa semana.


domingo, 11 de junho de 2017

Eu, o Brasil e o Canadá

Oi gente, enquanto o Brasil vai descendo ladeira abaixo eu tenho focado mais e mais na minha vida aqui. Antes eu acompanhava as notícia de lá com muita indignação mas com um pouco de esperança que algo fosse mudar, mas hoje eu vejo que o país está completamente entregue aos ladrões. 
Eu não sei como os juízes do STF conseguem se olhar no espelho ou sair na rua de cabeça erguida. Que vergonha!
Sinto muito pelos meus amigos, familiares e pessoas de bem que têm que conviver com toda essa corrupção escrachada sem poder fazer nada, mas é a vida, né? Muitas coisas fogem do nosso controle e nós temos que administrar da melhor forma que podemos.
Eu tento me convencer que hoje eu sou canadense, mesmo que uma boa parte do meu coração continue sendo brasileiro :( 
Sim, eu sou brasileira! Tenho o passaporte canadense mas o Brasil ainda está dentro de mim e eu acho que nunca vai sair.
Hoje mesmo eu estava em uma das praias daqui eu comentei com minhas amigas que eu sinto falta das praias da Bahia, com areia clarinha e água quentinha... sinto falta mesmo!
Mas não sinto falta dos políticos, dos ladrões, da violência, das injustiças, do preconceito e das desigualdades.
A vida de imigrante é assim, a gente se adapta ao lugar mas o coração fica sempre dividido. O meu mesmo têm três países: Brasil, EUA e Canadá. E se eu ainda mudar eu acredito que vai ter lugar pra mais um :)
Eu já pensei em mudar de país, penso nisso de vez em quando. Não por não gostar do Canadá, mas sim por querer ter novas experiências. As vezes me pergunto se eu não deveria passar um tempo na Austrália. Pq quando eu estava escolhendo um país eu fiquei entre Austrália, Canadá e Nova Zelândia e hoje eu me pergunto como estaria a minha vida se eu tivesse escolhido a Austrália ou a Nova Zelândia ao invés do Canadá... coisa de maluco rsrsrsrsrs....
Mas quando eu vim pra cá meu marido disse que não mudava mais pra lugar nenhum... só se Deus mandasse.
Bom, vou dormir que a semana vai ser de muito trabalho se Deus quiser.
Uma semana abençoada pra todos nós.



domingo, 4 de junho de 2017

Um coração agradecido

Oi gente, essa semana foi corrida demais! muito trabalho e pouca diversão. Não teve lago, parque, churrasco e nem festa. Mas foi uma semana de bênção e vitória.
Como disse um amigo querido numa oração em sua casa, eu vou dizer hoje aqui: na minha casa eu dou honra a quem tem honra e quem tem honra é o meu Deus. A Ele seja toda honra e toda glória.
Dia primeiro de junho eu comecei a trabalhar no meu próprio escritório. O Senhor abriu uma porta pra mim em Vancouver e eu estou muito agradecida por essa bênção!
Não estava nos meus planos ter um espaço agora, mas estava nos planos de Deus. Ele moveu as águas e eu só tenho a agradecer.
Há um pouco mais de um mês eu coloquei no meu coração que eu deveria pedir o direcionamento de Deus pra minha vida profissional com mais seriedade. Entrei num propósito de jejum e oração pra que o Senhor falasse comigo, me mostrasse qual era a Sua vontade pra minha vida. Pq mais do que ser uma excelente profissional eu sempre quis ser um instrumento de Deus e eu aprendi que se o Senhor não edificar a casa em vão trabalham os que edificam (Salmo 127:1), ou seja, não adianta nada se Deus não quiser abençoar. Pelo menos é assim que eu acredito. 
Tem um versículo que diz assim: Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.
E eu busquei a Deus com todo o meu coração e em um mês grandes coisas o Senhor fez em minha vida! Não somente no sentido profissional, mas muito mais na minha vida espiritual.
Eu me sinto mais aquebrantada, mais sensível a voz do Espírito Santo em mim. É incrível como o Senhor opera no coração daqueles que O buscam de verdade. 
Nós que conhecemos a Deus não podemos ser levados por vista, mas temos que ser levados por fé. Andar crendo que Deus está no controle de todas as coisas e nada acontece que não seja da Sua vontade na vida dos creem nEle.
Que essa semana eu e vc possamos ter experiências incríveis com o Senhor. Que em cada lugar que nós chegarmos possamos fazer a diferença na vida das pessoas.
Que Deus nos abençoe.


domingo, 28 de maio de 2017

Piscinão de Ramos do Canadá :)

Gente, hoje fez um calor aqui com a cara da Bahia :) O dia lindo, céu azul e ume temperatura de quase 30 graus!!!
Uma amiga estava fazendo aniversário e marcamos um churrasco brasileiro em um dos lagos daqui. Em alguns momentos eu até pensei que estava no Brasil, pq a cada metro que eu andava eu ouvia alguém falando em português... okay, exagero meu, não era a cada metro, mas que tinha muitos brasileiros isso tinha rsrsrsrs... 
E o dia estava tão quente que eu já cheguei querendo entrar na água, mas foi só colocar o pé na beirada que eu lembrei que não estava nas praias de Salvador, mas nos lagos do Canadá rsrsrsrs... que água gelada!!!! Mas mesmo assim eu entrei :) Demorou pra tomar coragem, mas depois do primeiro mergulho o corpo acostumou e eu desfrutei da água fria.
Pense num lugar lotado!!! e o mais engraçado é ver os canadenses bem brancos torrando no sol. Parece que todo mundo aguenta o outono e inverno esperando esse momento de poder aproveitar cada segundo do sol.
É estranho pra mim que nasci e fui criada em Salvador morando bem de frente pra praia.
Eu acho os lagos lindos, mas sinto falta das praias da Bahia... e de comer caranguejo e peixe frito com gostinho de mar :)
Aqui é farofada mesmo!!! todo mundo leva seu cooler, sua churrasqueira pq não tem garçom pra te servir na beira da água não!!! nem espere por isso rsrsrsrs...
Minha irmã quando chegou disse que se sentiu no piscinão de Ramos kkkkkkkk... a farofada hoje foi grande! Mas foi um dia maravilhoso!!! 
Eu sou muito grata a Deus por ter permitido que eu viesse morar no Canadá. Eu, na minha cabeça, sempre pensei que minha vida como imigrante seria nos EUA, mas Deus em sua infinita sabedoria olhou pra mim e traçou um plano diferente, melhor do que eu havia imaginado.
As vezes a gente quer muito uma coisa, acha que se não acontecer do jeito que planejamos está tudo errado, mas a gente esquece que quando colocamos as nossas vidas nas mãos de Deus, Ele sempre sabe o que é melhor pra gente. 
Ele sabia muito antes de eu saber que eu viveria essa história incrível no Canadá! que aqui eu faria amigos, minha filha seria alfabetizada, eu abriria uma empresa - quem diria!!!! :) - e teria muitas histórias para contar.
Obrigada Deus pq os Seus planos são melhores que o meu.
Uma semana abençoada pra todos nós.



segunda-feira, 22 de maio de 2017

Que semana doida, hein?!

Oi gente, eu sempre gosto de atualizar o blog nos domingos a noite, mas ontem o dia estava tão lindo e tão quente que não deu :) Pensei em escrever a noite mas eu tive um probleminha de saúde - pra variar! - e acabei fazendo outras coisas.
Hoje eu passei o dia em casa de molho, mas chegou a fazer 28 graus aqui. O povo tá doido!!! o Facebook está cheio de fotos do pessoal nas lagoas e praias. Depois de um inverno loooongo e frio a temperatura, enfim, subiu e tem muita gente feliz :)
Mas, infelizmente, a temperatura não subiu somente aqui, no Brasil as coisas estão pegando fogo, não é??? Quanta notícia ruim vindo de lá???
Eu agradeço muito a Deus que ainda jovem eu percebi que podia ter uma vida melhor em outro país.
Não no sentido financeiro, mas na qualidade de vida mesmo. Saí do Brasil pq eu não aguentava mais o pouco caso e a corrupção do governo de FHC. Depois veio Lula e eu achei que as coisas poderiam melhorar... quanto engano!!! As coisas só foram piorando e chegaram em um ponto que não sabemos como o governo brasileiro vai manter a república. Os políticos estão totalmente desacreditados!
Claro que os esquerdistas ainda vêem esperança, pq eles parecem fazer parte de uma religião maluca que acredita em tudo que os seus líderes acreditam sem nem questionar. Mas fora eles, eu penso que a grande maioria não acredita mais em ninguém e aqueles que podem estão pulando fora do barco.
Eu trabalho com imigração e tenho recebido muitos contatos de pessoas querendo uma forma de sair do Brasil. Gente de todas as áreas e classes sociais.
Aqui não é perfeito e tem suas falhas, mas nem se compara com o que estamos vendo no Brasil!
Estou tentando não ler muitas notícias e nem me envolver emocionalmente com os problemas do Brasil mas nessa última semana não teve jeito.
Bom, eu espero que tudo isso sirva para que os brasileiros façam alguma coisa pelo país. Não sei se tem alguma coisa a ser feita, mas do jeito que está não dá pra continuar.
Eu aqui vou vivendo minha vidinha de imigrante, com os desafios e as conquistas de quem abraçou um novo país pra viver.
Que Deus abençoe as nossas escolhas e nos direcione no melhor caminho.
Uma semana de vitórias pra todos nós.