"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A palestra

Na segunda passada, logo depois do culto de oração da igreja, o Pastor me pergutou se eu gostaria de dar uma palestra numa escola pública daqui da cidade. Eu nunca tinha palestrado antes, a não ser em trabalhos da faculdade, fora isto, só ministrando na igreja; eu pensei em recusar, mas eu tenho um próposito meu, pessoal, de nunca recusar um trabalho da igreja; tudo bem que nesse caso não seria bem um trabalho da igreja, mas também não deixava de ser; então, resolvi aceitar.
A palestra deveria abordar o tema "Igreja-Família X Violência-Drogas" pra um público diversificado; alunos do horário noturno de várias faixas-etárias, incluindo jovens, adultos, pais e etc.
Pensando em fazer um trabalho mais atrativo, uma amiga me deu a ideia de levar o grupo de dança da igreja pra se apresentar, e eu apoiei na hora, as meninas estão fazendo coreografias maravilhosas!!! com certeza os alunos iriam adorar...outra coisa que eu levei foi um video de abertura com alguns depoimentos de viciados, psicólogas, representantes do governo e etc, falando da importância da família na prevenção do vício, no acompanhamento do viciado e em sua recuperação. Um video bem interessante.
Mas, mesmo bem preparada, munida de bons atrativos, eu ainda tinha que me garantir por uns 40 minutos, falando pra um público, em sua maioria jovem, sem deixar com que eles ficassem entediados ou em conversas paralelas. Principalmente porque a palestra era para os alunos que estudam à noite, e quem opta por esse horário, normamelmente, tem uma vida ocupada durante o dia, trabalha ou tem filhos, porque não é um horário pra quem não faz nada.
Assim que cheguei dei uma olhada no público que iria me ouvir, e vi que a grande maioria era jovem, mais ou menos dos 17 aos 26 anos. Decidi que eu daria uma palavra com um linguagem mais divertida pra que eles se identificassem com mais facilidade. 
Eu tinha preparado a palestra em cima de alguns textos bíblicos sobre o plano de Deus pra família e do que as pessoas estão fazendo hoje em dia; uma relação simples. Eu tinha feito até um resumo - eu sempre faço resumo quando vou ministrar, não confio em mim mesma pra lembrar de tudo rsrsrsrsrsrs... - mas decidi não usa-lo, primeiro porque não tinha onde colocá-lo e, em segundo, porque o manuseio do resumo poderia distrair os ouvintes.
Pra começar chamando atenção, as meninas da coreografia se apresentaram primeiro, em seguida mostrei o video, e depois comecei a falar pra um público de aproximadamente 150 pessoas. Comecei explicando sobre o plano de Deus - descrito na Bíblia - de unir o homem a uma mulher pra que eles, como uma família, tivessem filhos e povoassem a terra; e como que a sociedade hoje tem fugido dessa ideia bíblica, com relações sexuais cada vez mais precoces, tendo filhos sem condições e nem planejamento que, consequentemente, crescem sem nenhuma estrutura familiar, aumentando a chance de serem pessoas problemáticas. Marginais, drogados, ladrões - não importa de que classe social - um dia foram bebês, crianças, alguém as "educou", eles conviveram com outras pessoas...qual terá sido a experiência deles pra levá-os à escolher caminhos contrários??? como foram tratadas???como eles viraram "escória da sociedade"??? São algumas das perguntas que eu fiz ontem. Mas tudo dito em meio a brincadeiras, de forma bem descontraida; pra que o assunto, que já é pesado, não ficasse insuportável de se ouvir. 
Eu sei que tudo fluiu bem, direcionado pelo Espírito Santo de Deus, pude ver, pelos inúmeros olhares que prestavam atenção em mim, muitas vidas sendo "tocadas"; li nas feições de alguns jovens que o que eu estava contando era a história da vida deles. E, quando eu acabei de falar tudo o que tinha que ser falado, deixei, pelo conhecimento que tenho da Bíblia e pela minha própria experiência como cristã, a mensagem da cruz; aquela que dá esperança, que sempre nos fortalece pra um recomeço, a mensagem que Jesus nos deixou, de perdão, amor, de presença constante não importa a situação, a mensagem de milagre, de cura da alma.
Não importa o tamanho do problema que podemos enfrentar, Deus é sempre maior do que o maior dos problemas; não importa o tão fundo que nós podemos cair, quando clamamos por Ele, Deus nos socorre, nos tira da lama e nos faz mais do que vencedores.
"Fiz-me como fracos para os fracos, pra ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele." 1Co9:22-23

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Quando o céu fica cinza...

Ontem o dia foi muito bom. Comecei o dia dando aula na EBD, e foram momentos muito gratificantes, os jovens estavam participando bem, eu senti que a aula fluiu. Depois fui pra casa, meu momento de mãe: brincar, dar atenção, colocar almoço e etc. Assim que minha filha dormiu, fui organizar a palavra do culto, as letras do louvor, videos e coisas do tipo. Quando eu pensei que ia poder descansar um pouco, chegaram alguns jovens pra conversar comigo, aí minha filha acordou e tive que me dobrar, literalmente, rsrsrsrsrsrs...mas tudo valeu à pena porque o culto de noite foi maravilhoso!!! muitas pessoas foram "tocadas", inclusive eu, a igreja estava cheia, tinha muitos visitantes, sentimos o fluir do Espírito Santo em nosso meio...É muito bom ter fé, confiar em um Deus invisível, porém, real, intocável, mas presente.  
Cheguei em casa "morrendo de fome", fui logo pra cozinha e quando eu pensei que ia dar a primeira mordida no meu sanduiche de atum, o telefone tocou, era meu marido que já tinha chegado a BH. Pelo "alô" eu já percebi que ele não estava bem; ele me disse que estava arrasado por ter deixado seus avós - já bem idosos - seus tios, alguns primos e parentes no Pará, sem saber quando voltará a vê-los.
Meu marido foi ao Pará se despedir dos avós e de uma parte da família que vive lá, porque em janeiro estaremos partindo de mudança pra Vancouver. Ele não quis que eu o acompanhasse por ser uma viagem cansativa, e por ele ter ido pra ficar hospedado em uma fazenda, onde tem risco de malária, ele ficou preocupado com a nossa filha...a última coisa que queremos agora, prestes a viajar, é enfrentar qualquer tipo de doença...nem pensar!!!!
A chegada ao Pará foi de muuuuita alegria, muitas lágrimas, abraços - a família do meu esposo é bem acolhedora e amorosa - enfim, muitas emoções...e a despedida, segundo ele me relatou, foi triste, ele deixou os avós aos prantos.
Os avós dele já passaram dos noventa e, nesses casos, nós sabemos que Deus pode fazê-los chegar aos 100, como também pode levá-los a qualquer hora. Depois dos 90, todo dia passa a ser um acréscimo...e, pra nós que estamos ainda jovens - ok, nem tão jovens assim, mas não idosos tb rsrsrsrs... - fica aquela vontade de curtir cada momento.
As nossas emoções afloram muito em relação a família quando pensamos que estamos mudando de país, e que não vai dar pra curtir as pessoas amadas com a mesma frequência que teríamos se só mudássemos de cidade.
Eu posso falar sobre isto porque morei anos nos EUA, anos sem ver a minha avó. Eu ligava todos os dias pro Brasil, a saudade era enorme, ela contava os dias pra me ver, eu sonhava com o nosso encontro... Quando cheguei nos curtimos muito, conversamos bastante, eu a abraçava e beijava toda hora, a todo instante eu falava que a amava, ela me deu muitos presentes, parecia até que sabia que estavamos curtindo os últimos momentos dela aqui. Um ano depois da minha chegada ela se foi, aos 95 anos Deus a recolheu...sou muito grata ao meu Deus por ter me proporcionado momentos maravilhosos ao lado de minha avó, nem todos que moram em outros países tem o mesmo privilégio. Deus esperou que eu voltasse pra me despedir dela; até hoje eu penso se eu não estivesse ao lado dela na hora do adeus, como eu me sentiria???
Talvez algumas pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de ser imigrante, achem que eu sou muito sensível, exagerada, que é só pegar um avião e pronto; mas as coisas lá fora não são tão faceis assim, principalmente no começo. As despesas altas, emprego novo, passagens aéras caríssimas - principalmente pra Vancouver - escola das crianças, compromissos...Canadá - Brasil não é Salvador - Sergipe, pode pergutar pra quem vive lá, com quanta freuqência costumam vir ao Brasil, geralmente uma vez por ano e olhe lá, tem gente que vem de dois em dois anos...em um ano muita coisa acontece e muda, imaginem eu dois anos, em três...não é fácil não!!!
Depois que eu conversei com meu marido fiquei um pouco triste, meio deprê, meu céu ficou cinza...acho que me coloquei no lugar dele, lembrei da morte de minha avó, toda a situação me fez pensar no passo que estamos dando. Eu tenho certeza que estamos sendo direcionados por Deus, nem de longe tenho dúvidas; e estou muito feliz por ter a oportunidade de imigrar pra um país tão bonito quanto o Canadá; só que o lado difícil também vem no pacote, a saudade está incluída no nosso processo.
"Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; por isto que Ele está à minha direita, nunca vacilarei. Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura...far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente." Sl16:8-11
Sobre o noivo de minha prima, o da postagem "Coisas da vida", pois é, o tumor que foi retirado era mesmo maligno; a boa notícia é que, como o tumor  foi totalmente retirado, então, o noivo de minha prima não precisará de quimioterapia pra se tratar, terá que fazer radioterapia pra evitar que o tumor retorne...dos males o menor...que Deus continue abênçoando esse jovem.
 

sábado, 23 de outubro de 2010

Um grande susto

Quem acompanha meu blog sabe que eu perdi uma filha aos 5 meses de gestação, e que tenho uma de 2 aninhos. Minhas gestações são um pouco complicadas porque eu tenho um problema chamado Incompetência Cervical, a minha cervix começa a abrir com o peso do bebê a partir do quinto mês e eu entro em trabalho de parto antes do tempo.
Pra segurar a minha segunda filha eu tive que ficar de repuso absoluto por 6 meses, fui acompanhada por um obstreta e um especialista em gravidez de alto risco. Nós gastamos uns $20.000 dólares pra que eu fosse acompanhada pelos melhores médicos da cidade.
Por tudo isto, meu marido nem pensa em ter outro filho, pelo menos, por enquanto; ele até queria fazer vasectomia, eu é que não deixei por ter esperança de ainda ter mais um. Por insistência dele e por mim também, já eu não tinha condições emocionais de enfrentar uma outra gravidez de risco tão cedo, eu coloquei o DIU(mirena) nos EUA antes de voltar pro Brasil; a validade dele é de 5 anos, como coloquei em 2008, eu só preciso trocá-lo em 2013. Mas é claro que eu faço exames periódicos pra ver se está tudo bem, se ele está no lugar.
Meu ciclo anda meio inregular por conta do DIU; fui na ginecologista há uns 4 meses atrás, estava tudo bem. Mas esse mês, meu período quase não veio, só gotejou; achei estranho, porém, não me alarmei. De repente, minha barriga deu uma crescidinha e o meu sutiã ficou um pouco mais apertado...aí eu estranhei, mesmo sendo uma possibilidade distante - já que meu DIU é um dos melhores - e comecei a pensar na possibilidade de estar mesmo grávida...imagine a confusão que ia ser eu grávida com passagens compradas pro Canadá em janeiro; meu marido ia ter um colapso, ele me matava!!!! rsrsrsrsrsrsrsrs...Por razões óbvias, eu não contei pra ninguém das minhas suspeitas, estou escrevendo aqui pq minha família não costuma ler, muito menos meu marido rsrsrsrsrsrsrsrs...
Ontem, ao chegar da academia fui direto pro banho, e notei que os meus seios estavam com o bico diferente, apertei e saiu um liquido transparente, depois uma gotinha de leite...entrei em pânico!!!! depois me acalmei e, usando o meu lado racional, cheguei a conclusão de que poderia ser somente o meu emocional, já que, por tudo que eu passei, a ideia de uma gravidez ainda meche muito comigo.
Minha irmã do meio - somos 3 - me ligou ontem e, conversa vai e conversa vem, ela comentou comigo de uma prima nossa, que tem o mesmo DIU que eu, e que na semana passada teve um sangramento forte, foi ao ginecologista e, após alguns exames, descobriu que ela tinha abortado e que o DIU estava virado de cabeça pra baixo; sendo que há 1 mês ela tinha feito o preventivo e estava tudo bem...quando ela me falou isto meus seios ficaram doloridos, o meu emocional descompensou...grávida, eu????? será???? Era só o que eu pensava... Entrei no google e comecei a pesquisar sobre alterações nos seios, gostas de leite e etc, e descobri que poderia ser excesso de prolactina, alterações hormonais ou, até mesmo, uma gravidez.
Pedi que a menina que trabalha pra mim comprasse um teste de gravidez na farmácia, bem discretamente, pra que ninguém desconfiasse pq, como moro em uma cidade bem pequena, as notícias aqui correm muito rápido, e em caso de gravidez, eu teria que esperar meu marido chegar do Pará pra conversar com ele tranquilamente...já pensou se alguém parabeniza ele por telefone ou antes da gente conversar??? ela enfarta rsrsrsrsrsr....Não contive a minha curiosidade e não esperei colher a primeira urina do dia, fiz a noite, assim que cheguei da igreja, e logo nos primeiros segundo a primeira linha ficou forte; o resultado deu NEGATIVO...ai, que alívio!!!! mas que frustração também...um baby, mesmo que não venha na melhor hora, é sempre bem vindo...Mas Deus sabe o que faz, Ele nos deu a residência canadense não foi à toa, alguma coisa Ele tem reservado pra gente lá, uma gravidez, como as que eu tenho, complicaria muito a ida, a permanência; com certeza, as coisas seriam muuuuuuito mais difíceis...sem falar que eu já não tô dando conta de uma "pimentinha", imagine de duas...não, eu prefiro esperar um pouco mais pra engravidar novamente rsrsrsrsrs...

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

HSBC - Mais um passo dado

Meu marido abriu a conta premium no HSBC, nós não sabíamos, mas é um banco - pelo menos pra esse tipo de conta - bem burocrático; meu marido teve que mostrar muitos documentos, inclusive, o de produtor rural pra conseguir abrir a conta.
Eu até imaginei que ele fosse ter algum problema pra explicar que queria a conta por estar imigrando para o Canadá, porém, pra minha surpresa, o gerente já foi logo explicando tudo, e disse que estava acostumado a abrir esse tipo de conta pra pessoas que estavam indo pro Canadá.
Como ele abriu numa agência em BH, eu só vou poder ser incluída na conta quando eu for lá pra assinar alguns docs, por enquanto, a conta só está em nome do meu esposo. O cartão já chegou, e é internacional.
Quando eu imigrei para os EUA, levei pouco dinheiro na mão e, só abri uma conta quando já estava lá pra escolher o tipo de banco e conta que se encaixava ao meu perfil de estudante. No meu caso foi o Washington Mutual - acho até que faliu com a crise americana - porque não cobrava nenhuma taxa de manutenção da conta e eu tinha direito, tanto a conta corrente quanto a poupança. Eu lembro que uma das coisas que mais me alegrou, na minha saída do Brasil para os EUA, foi o de fechar a minha conta bancária; eu odiava, literalmente, pagar "milhares" de taxas só pra ter uma conta; mesmo sem movimentar muito, o banco tirava o que podia do meu pouco dinheirinho, um verdadeiro absurdo!!!! E as taxas de cartão aqui, os juros??? é quase uma forca pra pessoa se enforcar e morrer em dívidas...eu fujo de todos eles rsrsrsrs....
Eu e meu esposo resolvemos abrir a conta no HSBC, mesmo achando que no Canadá abriremos em um ouro banco, pra facilitar a comprovação de fundos na hora da imigração. Não queremos levar muito dinheiro em mãos, queremos levar só o básico para os primeiros dias e demonstrar, através de extratos, o dinheiro que estamos levando conosco.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Coisas da Vida

Eu tenho estado um pouco ausente do blog, tenho aproveitado o meu tempo livre pra me dedicar totalmente à igreja; quero dar o máximo de mim enquanto estou aqui...sem falar que a saudade já está ardendo no meu peito, e todo minuto que eu posso aproveitar, eu não estou deixando passar.
Mas esta postagem não é pra falar de mim. Eu senti que era importante compartilhar com outras pessoas um momento difícil que parte da minha família tem passado nestes últimos dias.
Eu tenho uma prima em Salvador que namora, há uns 10 anos, com um rapaz maravilhoso. Eles se conheceram no segundo grau da escola, começaram o relacionamento ainda adolescentes; prestaram vestibular pro mesmo curso - comunicação - em faculdades diferentes; se formaram e, como a maioria das pessoas, enfrentaram muitas dificuldades pra entrar no mercado de trabalho.
Pela experiência que eu tive morando fora, a comparação entre a realidade americana com a brasileira, pra mim, é inevitável. Uma grande parte dos jovens nos EUA, a partir dos 16 anos, começam a procurar o primeiro emprego "part-time", eles saem da escola e seguem pro trabalho; uma forma de juntar dinheiro pra faculdade, pro primeiro carro ou primeiro ap; quando se formam, no college ou numa faculdade, já têm condições de casar ou, simplesmente, de morar sozinhos. No Brasil a realidade é completamente diferente, os jovens se formam e precisam enfrentar a "batalha" pelo primeiro emprego, e, mesmo depois do primeiro trabalho garantido, ainda sim, o salário não dá - na maioria das vezes - pra assumir casamento ou morar sozinho, o custo de vida é muito alto.
Foi o que aconteceu com minha prima e o namorado dela: eles já estavam certos de que eram um do outro, que iam casar, que queriam construir uma família juntos; mas estavam tentando construir primeiro uma base material, patrimonial, um pouco mais sólida; eles queriam partir pra vida de casados com mais segurança.
A família de ambos os lados sempre perguntavam pra quando seria o casamento, a oficialização do noivado...faziam uma pressãozinha pra ver se as coisas andavam rsrsrsrsrs...pois bem, há alguns dias atrás, coisa de 4 ou 5 dias, ela foi dormir no ap dele pq os sogros tinham ido pra casa de praia, e ela foi pra fazer companhia a ele. Já tarde da noite, ele começou a ter convulsões, e minha prima então, ligou, desesperada, pra os pais dela irem socorrê-lo. Em menos de 20 minutos ele já estava sendo atendido no hospital. Em um primeiro momento, os médicos acharam que a convulsão era por motivos de estresse, já que ele tinha saído de um emprego que exigia muito dele, pra partir pra um negócio próprio. Mas, infelizmente, após a tomografia, foi detectado um tumor na cabeça...preocupação geral!!!!
É interessante como que nós, pessoas comuns, nos preocupamos, nos desgastamos tanto com as coisas dessa vida; dinheiro, conquistas, posições, e nos esquecemos de aproveitar a vida no "hoje", do jeito que ela está. Basta uma doença grave aparecer, ou a perda de um ente querido, pra nos depararmos com a realidade de que a nossa vida é passageira, de que tudo que vivemos aqui é ilusão.
Minha prima que estava esperando tanto o momento certo pra casar, agora está nos corredores do hopital sofrendo de ver o seu "amor" numa situação tão difícil. Nada agora tem importância, ninguém quer saber de dinheiro, emprego, de absolutamente nada; todos nós estamos voltados pra vida dele.
A cirúrgia para retirada do tumor foi realizada ontem, pela manhã, e foi um sucesso; porém, ainda não foi descartada a hipótese do tumor ser maligno, nós só teremos a certeza de se tratar de um tumor benigno dentre alguns dias, já que estamos esperando o resultado da biópsia.
Eu bem sei  o que é estar em uma UTI esperando resultados de exames, ouvindo relatórios médicos, orando por um milagre, derramando lágrimas na presença do Senhor, buscando NEle força, refúgio...não é fácil.
Eu resolvi escrever sobre o que minha prima está passando, pra servir como uma espécie de alerta pra quem for ler. Se você estiver estressado(a) com as contas que vão vencer, com o chefe que "pega no pé", com o marido que aperta a pasta de dente pelo meio, com os filhos que estão aprontando...a vida é muito mais do que tudo isto, não vale à pena deixar os momentos bons passarem pela irritação dos "probleminhas" do dia-a-dia. É confiar em Deus e seguir com fé. "Buscai, pois, primeiro o reino de Deus e sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas." Mt6:33
E para àqueles que se encontram em uma situação muito dificil, eu gostaria que você soubesse que os ouvidos de Deus não estão tampados pra que Ele não possa ouvir, nem as mãos DEle estão encolhidas pra que Ele não possa te abênçoar ou mudar sua história. O meu Deus é invisível, eu não posso vê-lo, não posso tocá-lo, pq Ele não é feito de mãos humanas, mas Ele é vivo e responde as nossas orações. Segue alguns versículos pra que você lembre do amor DEle por quem o busca:
"Então vocês clamaram a mim, virão orar a mim, e Eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração." Jr29:12-13
"Aproximem-se de Deus, e Ele se aproximará de vós." Tg4:8
"Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós." 1Pe5:7
"E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão." Mt21:22
"Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, Ele nos ouvirá." 1Jo5:14

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Bem ocupada...

Parece que depois que compramos as passagens o tempo tem passado mais depressa. Às vezes me pego desejando que os dias durem mais, pra eu poder fazer tudo o que eu preciso até a viagem. As semanas têm "voado" pra mim, principalmente, depois que o meu marido chegou de BH; pq, depois de meses morando fora, agora ele está carente de família, e me cobra atenção o tempo todo...o maior grude rsrsrsrsrs.... Não estou reclamando não, eu sei que isto é uma bênção de Deus nos dias de hoje; mas é que o tempo está tão curto, faltam menos de 3 meses pra viagem, tenho tanta coisa pra fazer, pra resolver, e o meu marido é tão descansado...parece que a "ficha" dele ainda não caiu, entende??? ele sabe que nós vamos pro Canadá, sabe que compramos as passagens pra janeiro, nós temos conversado sobre a nossa ida com frequência - sempre eu que puxo o assunto rsrsrsrsrsrrsrs... -  e ele, porém, ainda não se interessou em pesquisar sobre cidades, apartamentos, carros, nada!!! eu é que fico "no pé" pra ver se ele acorda...talvez seja estresse da minha parte, ou não...ah, sei lá!!! Na minha opinião é importante pesquisar, se informar pra chegar previnido e não ser pego de surpresa diante das adversidades normais do período de adaptação. A mudança, em si, já é um grande desafio, principalmente, pq não conhecemos quase ninguém em Vancouver; não podemos torná-la ainda mais difícil com a falta de informação.
Até que hoje ele andou dando uma olhadinha nos preços de carros usados no Craiglist (http://vancouver.en.craigslist.ca/cto/) e no Kijiji (http://vancouver.kijiji.ca/). Carro é a área dele, ele gosta e entende. Sabe aquela pessoa que compra revistas de carros, que conhece marcas, modelos, ano e etc??? pois é, meu marido é assim, ele é louco por carros!!!
Mas, voltando ao assunto: nós achamos carros legais com preços em conta nestes 2 sites. Eu já tinha pesquisado nos sites de algumas concessionárias, e achei os preços muuuuuito "salgados", mesmo os de carros usados. É claro que vc não pode comparar os preços do Canadá com os do Brasil pq, em relação ao Brasil, os carros no Canadá são muuuito mais baratos. Eu pesquisei comparando com os preços dos EUA, que eu já conheço; e comparando com os preços de lá, os americanos têm preços melhores, mas a diferença não é tão grande como eu pensava. 
Eu sei que Vancouver tem um excelente serviço de transporte público, e que, pra muitas pessoas, um carro não é algo essencial num primeiro momento; porém, como eu e o meu marido pretendemos trabalhar, e temos uma filha pequena que vai pra escolinha, um carro, ao nosso ver, vai ser muito útil.
Além de todas as coisas relacionadas à viagem que eu tenho que resolver, eu tb tenho estado ocupada com os trabalhos da igreja. Tudo que eu fiz, tudo que eu ajudei a construir no período em que estive aqui, não pode acabar ou perder o ritmo por causa da minha partida; por isto, eu tenho triplicado os meus esforços pra orientar, instruir, ensinar os que vão ficar; pra que o trabalho tenha continuidade. Por causa disto, eu tenho tido compromissos, quase que diários, com a igreja...é pesado, mas eu só tenho a agradecer a Deus por esta oportunidade que Ele tem me dado de ser útil na obra; eu me sinto muito abênçoada!!! Eu tenho visto vidas sendo tranformadas, pessoas sendo tocadas; Deus tem "movido as águas", e isto não tem preço; todo o tempo que eu tenho tirado pra igreja tem sido enriquecedor pra minha vida espiritual...eu não tenho como fazer menos; pelo contrário, eu gostaria até de poder fazer mais.
Quando eu penso que a vida é passageira, que todos nós começamos a morrer no dia em que nascemos, eu tenho mais vontade de trabalhar pra Deus, de me dedicar a Sua obra enquanto tenho forças, enquanto tenho vida; pq o tempo passa rápido e nunca sabemos quando será o dia de "fecharmos os nossos olhos". Por isto, eu acredito que o momento de estar numa igreja, de trabalhar por um "enriquecimento espiritual", de pensar em Deus, de conhecê-lo mais, é agora; o amanhã não nos pertence.
Lc12:37 "Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá."

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

PASSAGENS COMPRADAS!!!!!!!!!!!!!!!!

Até que enfim, demorou mas compramos rsrsrsrsrsrsrs....hoje recebemos os comprovantes eletrônicos dos nossos bilhetes. Pra nossa sorte, o dólar caiu, então, as passagens ficaram mais baratas e economizamos um pouco. Não sou boa em analisar câmbio, mas eu acho que, pra quem tem dinheiro na mão, é a hora pra começar comprar dólares pra viagem.
Bom, vamos recapitular os passos dados: depois de meses de angústia recebemos os vistos rsrsrsrsrsrs... perdemos algum tempo pq meu marido entava indeciso se nós íamos ou não; depois que ele decidiu esperamos ter o dinheiro disponível pra comprar as passagens - ele queria pagar à vista -  recebemos o dinheiro, compramos as passagens...o que vem depois??? acho que agora é comprar o seguro médico pra viagem, decidir onde vamos ficar na chegada e arrumar as malas...falando assim parece até fácil, mas quando a gente pára pra pensar em tudo que ainda precisa ser feito e ser decidido, a impressão que temos é que o tempo é muito curto. Meus últimos pesadelos têm sido sobre coisas que eu vou acabar esquecendo rsrsrsrs...sério mesmo!!! sabe aquela angústia que dá de você chegar no aeroporto, em cima da hora do vôo, e perceber que esqueceu os passaportes??? os meus pesadelos têm sido mais ou menos assim  rsrsrsrs...coisas de gente ansiosa rsrsrsrsrsrsrs...
Tem uma coisa que eu estava pesquisando: Como nós moramos muitos anos nos EUA, poderemos trocar as nossas Driver's Licenses americanas pelas canadenses sem precisar fazer nenhum tipo de teste. O problema é que elas venceram em 2008, e eu não sabia se seriam aceitas. Li no site do departamento de trânsito de BC que eles aceitam documentos vencidos até 5 anos, e que em alguns casos eles pedem um histórico de direção do estado em que a DL foi emitida. Eu mandei um email pro departamento perguntando sobre o meu caso, e ontem eles me responderam assim:

Dear Renata,

You may use the expired US driver’s licence to prove that you had a reciprocal driver’s licence for more than 2 years. That will allow you to have a full privileged driver’s licence in BC. If you have not driven for more than 3 years you will have to take a road test. Bring primary and secondary ID when you visit our licensing office. (You US driver licence is too old to be used as secondary ID).
If you have further questions about driver licensing, please feel free to call ICBC Customer Contact at 1-250-978-8300. A representative is available to assist you by telephone between 8:00 a.m. and 7:00 p.m. Pacific Time Monday through Friday, and from 9:00 a.m. to 5:00 p.m. on Saturdays.
Thank you for taking the time to contact us.
Yours sincerely,
Jannelle

Pelo que tudo indica, não teremos problema algum em tirar a DL lá, porém, como eu sou previnida, estou pensando em já pedir o recorde da minha DL da Florida, só pra garantir rsrsrsrsrs...mas pra isto eu vou precisar fazer uma carta requisitando o histórico, enviar pro meu pai nos EUA, pra ele colocar o money order de $10.00, enviar pro departamento de trânsito; depois ele vai receber em casa e enviar pra mim...um trabalhão!!!
Outra coisa que vai ser bem complicado pra mim: é decidir o que eu vou deixar aqui nas caixas, o que eu vou doar, e o que eu vou levar. Eu sei que muita gente faz "garage sale" pra vender coisas e arrecadar um dinheirinho, mas no nosso caso é mais complicado porque trouxemos tudo novo dos EUA, novo mesmo; e desde que chegamos não abrimos e nem usamos, praticamente, nada. Estamos numa casa mobiliada, nossa mudança continua do jeito que chegou. Ainda tenho na embalgem da loja: Geladeira(side by side), fogão, tv, móveis e etc...como vou me desfazer de tudo isto??? até que eu tentei, mas o preço que ofereceram não compensa. Eu prefiro deixar tudo do jeito que está e, caso eu fique no Canadá por muitos anos, eu uso tudo o que tenho pra mobiliar a fazenda ou uma casa de férias...só Deus é que sabe do dia de amanhã, né???
Levar pro Canadá não compensa; só compensaria se eu tivesse saído dos EUA direto pra lá, aí sim valeria à pena. Sem contar que meu marido é traumatizado com muitas malas; quando viemos dos EUA pra cá trouxemos 11 malas, incluíndo aquelas que são sacolões, pagamos $650.00 de excesso...ele já disse que pro Canadá só vai levar o mínimo, que eu nem pense em viajar com 11 malas de novo rsrsrsrsrsrs...
Pra quem não sabe, depois que vc reside mais de 1 ano em outro país, vc pode trazer toda a mudança sem pagar impostos...e eu não perdi a chance, eu trouxe muuuuuuuita coisa rsrsrsrsrsrsrs...minha filha até hoje não sabe o que é comprar roupa, sapato ou brinquedos, ela tem tudo dos EUA; eu comprei em quantidade pra durar de 3-4 anos...e valeu muuuuito à pena!!!!! muita gente me chamava de exagerada, inclusive o meu marido, mas hoje todos concordam que o que eu fiz foi certo...os preços aqui são um absurdo!!!!! o que lá eu comprei por $5.00 aqui vale R$40, R$50...sem exagero!!!!
Eu estou saindo do assunto principal desta postagem, já conversei muito rsrsrsrsrsrsrs...o importante é que mais uma etapa foi vencida, compramos as passagens, e agora é arrumar as malas e ir rumo às terras geladas.  Sl23:1-2 "O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas."