"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quarta-feira, 31 de julho de 2013

Mais um ciclo

Hoje foi o meu último dia de trabalho de verão. Consegui cumprir todas as metas e deixei tudo bem organizado pra viagem dos empresários ao Brasil, na segunda que vem. Parece que o meu chefe gostou muito do meu trabalho e pretende me contratar, se tudo der certo em relação as exportações.
Eu, sinceramente, não estou pensando nisso agora. Ainda tenho 9 meses de college pela frente e exportação não é a minha área. Mas é bom saber que o que foi proposto pra ser feito eu fiz bem.
Orei muito a Deus pra que me desse a capacidade de traduzir os textos corretamente. Não sou tradutora, muito menos, profissional, então, eu tive que me esforçar ao máximo pra fazer bem feito. Graças a Deus, eu tenho uma tia que é revisora de textos e me deu uma grande ajuda, o que facilitou muito as coisas pra mim.
Hoje, assim que eu saí do escritório, eu senti uma sensação boa de realização, sabe??? Como se eu tivesse aproveitado bem a oportunidade que Deus me deu. Fiz o meu trabalho, fiz amigos e adquiri um pouco da tal experiência canadense, ou seja, fechei mais um ciclo com "chave de ouro".
Eu gosto de olhar pra minha vida desde que eu cheguei há quase 2 anos atrás e ver que as coisas estão andando e eu não estou perdendo tempo. Por mais difíceis que as coisas tenham sido nesse começo de vida no Canadá, eu não posso reclamar. Talvez a experiência que eu tive como imigrante nos EUA tenha me ajudado a enxergar com clareza os alvos que eu tinha que alcançar aqui no Canadá. Eu já vim sabendo o que eu iria enfrentar e o que eu deveria fazer no primeiro ano, e isso foi muito importante.
Agora eu vou curtir um mês de férias com a minha filha e o maridão, vou tentar revisar algumas matérias, principalmente programação, e vou esperar o recomeço das aulas em setembro.
E a vida segue... Tenham uma boa noite.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Todo mundo tem uma história

Hoje aconteceu uma coisa interessante comigo. Eu havia acabado de chegar no escritório e a secretária falou no microfone que havia um carro de sorvete na frente do office e que era pra todos os funcionários irem se servir pq o dono da empresa estava dando pra quem quisesse. Na hora eu pensei comigo que ele estava fazendo isso pra agradar a sua equipe, talvez como uma compensação ou um gesto de agradecimento pelo trabalho que é feito lá, mas, pra minha surpresa, não era nada disso. Ao sair do office pra escolher o meu picolé, eu o ouvi dizendo que ele estava dando sorvete pra todo mundo pq, quando ele viu o carro passar, ele lembrou que quando criança ele nunca podia comprar, e, naquele momento, Deus tocou no coração dele com essa lembrança e ele resolveu comprar sorvete pra todo mundo que trabalha pra ele hoje como uma compensação interna pelo que ele tinha vivido na infância.
Isso me fez refletir em como as nossas vidas são marcadas, tanto por momentos bons, quanto por momentos maus. 
As vezes o que fazemos ou dizemos aos nossos filhos podem parecer bobagem agora, mas talvez sejam marcas que estamos deixando na vida deles pra sempre. Brigas em casa, tristeza, sofrimento, tudo isso pode entrar na memória das nossas crianças e afeta-las emocionalmente.
Até mesmo palavras ditas no momento de raiva e de estresse, como por exemplo: vc é burro??? vc é cego, não está vendo??? ou maldita a hora que eu fiz isso, ou fiz aquilo... enfim, frases que amaldiçoam ao invés de abençoar podem marcar as pessoas de uma forma negativa.
Eu sei que ninguém vai viver todos os dias o tempo todo feliz, tranquilo e com palavras doces, pq a vida é estressante, mas nós devemos nos esforçar pra dar o nosso melhor ao invés de nos conformarmos com os nossos erros. Não sabemos o quanto vamos viver, então, enquanto tivermos vida devemos deixar momentos positivamente marcantes na vidas das pessoas que amamos.
Eu acabei de lembrar do último dia da avó que eu passei com a minha avó parte de mãe. Era um domingo e eu queria comprar um buquê de rosas, mas as lojas que eu conhecia estavam fechadas e eu estava sem carro e com minha filha no colo. Eu pensei comigo: não vai dar pra comprar, pq tá tudo fechado... deixa pra lá, eu compro ano que vem. E eu ouvi uma voz no meu coração dizendo: Vc não sabe se vai ter a sua avó no ano que vem. E naquele momento eu decidi andar mais e procurar o buquê. Andei, andei e andei até encontrar. Voltei com o buquê e a minha filha no colo, em alguns momentos eu perdi até o ar, pq minha filha já estava com 1 ano e meio e já pesava... Enfim, comprei as flores e na hora do almoço, antes de todos os netos chegaram, eu entreguei o buquê pra minha avó dizendo que eu a amava muito. Ela, com os olhos cheios de lágrimas, me olhou de um jeito, que penetrou no meu coração a alegria que ela estava sentindo em receber aquelas flores. Três semanas depois disso o Senhor a levou e eu vi que não podemos deixar pra amanhã o que precisa ser feito hoje.
Vamos marcar as pessoas com coisas boas!!!
Tenham uma boa noite.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Mais uma experiência pra contar

Oi amigos blogueiros, como vcs sabem eu estou de férias e com as finanças apertas, já que eu ainda sou uma estudante rsrsrsrsr... e, por isso, quando eu não tenho nada pra fazer eu fico olhando as ofertas de emprego no craigslist. Só como passatempo mesmo. Eu gosto de ficar vendo se tem muitas vagas, quanto estão pagando e coisas do tipo. Bom, numa dessas visitas ao craigslist eu vi que uma agência de produção estava procurando crianças de 6-8 anos pra um comercial de pijamas. Minha filha tem 5 anos e eu pensei que seria uma boa leva-la pro teste.
Eu, como qualquer mãe, acho minha filha maravilhosa rsrsrsrsrrs... e sempre ouvi que ela era linda, fofa, graciosa e etc e a gente acaba acreditando, né??? rsrsrsrsrrs...
Como ela é muito vaidosa, eu pensei que ela não se incomodaria de tirar algumas fotos e resolvi mandar um email pra tal agência. Eles me chamaram pra um casting na quarta `as 9:00 e nós fomos. Chegamos cedo e não tinha nenhuma outra criança. A minha filha seria a primeira a ser chamada. De repente, começaram a chegar pais com seus filhos. Umas crianças eram até normais, mas nas fotos eram muito bonitas, e outras eram crianças de filme mesmo, daquele tipo quase perfeito. Ouvi muitos pais confirmando que tinham agentes e vi muitas crianças agindo como profissionais. A secretária perguntou a uma delas qual foi o último trabalho que ela tinha feito e ela respondeu: Sophia, the first. O novo desenho da disney!!! imaginem!!! ela deve ter feito um comercial sobre o desenho.... e o rosto dela era de boneca!!! era realmente uma princesa.
Eu olhei, mas não falei nada. E minha filha, mesmo sem saber que aquilo era uma seleção e que as crianças estavam ali disputando vagas, virou pra mim e disse: Pq elas são tão bonitas??? eu quero ir embora pra minha casa rsrsrsrsrsr...
Eu, então, respondi que ela tb era linda, mas ela não acreditou rsrsrsrsrrs...
Bom, chamaram minha filha pra uma sala, tiraram algumas fotos e nós fomos embora. Eu ainda não sei do resultado, mas a experiência valeu. Enquanto eu estava lá fiquei pensando o quanto deve ser difícil, e até mesmo cruel, pra aquelas crianças passar por testes constantemente e saber que nem sempre serão escolhidas. Deve ser muito ruim ficar se comparando!!!
Eu acho que não teria coragem de levar essas seleções a sério. Uma coisa ou outra, de forma informal, até que vai, mas investir, ter agente e me dedicar 100% a isso é muito fora do meu mundo. Sem contar dos muitos riscos que o mundo artístico tem pra crianças, jovens e adolescentes. É só a gente lembrar do tal Bieber, da Lohan, da Spears e de outros que começaram suas carreiras muito cedo.
Por hoje é só... tenham uma boa noite.


segunda-feira, 22 de julho de 2013

Como as mudanças são importantes!!!

Há algumas semanas atrás, eu participei de um churrasco de despedida na casa do meu pastor daqui do Canadá. A esposa dele, uma pessoa maravilhosa, estava muito triste e até chateada com ele por ter que mudar de igreja. Ela já estava acostumada com a Primeira Igreja Batista de Richmond, tinha muitos amigos, era muito querida, enfim, era como se fosse a sua segunda casa e não estava conseguindo assimilar muito bem a mudança. Mas eu, mesmo com o coração partido de vê-los partir, contei a ela um pouco da minha experiência. Eu expliquei que, por mais difícil que pudesse parecer ou mesmo ser, o recomeço traria muitas coisas boas, como por exemplo a oportunidade de conhecer pessoas que ela nunca conheceria se ficasse sempre no mesmo lugar.
Eu sou muito grata a Deus por ter feito amigos e irmãos pelos lugares que eu passei. É claro que nem tudo foram flores, sofri algumas decepções, enfrentei desafios, passei apertos, mas conheci lugares, tive experiências e, o mais importante, conheci pessoas muito especiais. 
Eu sempre penso no privilégio que eu tive de ter me tornado amiga de gente tão bacana como o meu saudoso Pr.Bernardo. Quando eu estava saindo dos EUA de volta para o Brasil em 2008 ele me abraçou e me disse: Se nós não nos encontrarmos mais nesta vida nos encontraremos na glória do Senhor.
Em 2011 Deus o recolheu e eu não tive a chance de estar com ele novamente...Deixou muita saudade!!! 
Saí dos EUA e deixei muitos amigos especiais por lá, fui para o interior de MG e foi outra surpresa boa... ok, eu sofri com a adaptação, mas depois que eu me enturmei com a igreja, que fiz amigos, minha vida virou uma festa!!! Minha casa vivia cheia, eram encontros, almoços, lanches, cultos, enfim, vida social super agitada!!!
Depois do Brasil veio o Canadá. Cheguei aqui com o meu marido, a minha filha e 4 malas. Não conhecíamos nada e nem ninguém, éramos nós e Deus. Eu lembro que duas leitoras do meu blog me ligaram, entraram em contato comigo, uma em North Van e a outra em Richmond, e as duas que nunca tinham cruzado comigo na vida, que não tinham nenhum vínculo comigo e nem amigos em comum, caíram de paraquedas na minha história. 
Talvez, e muito provavelmente, se eu não tivesse saido do Brasil em 2001 pra ganhar o mundo eu nunca teria conhecido essas duas e muitos outros amigos, inclusive, o meu próprio marido, que eu conheci na Flórida no final de 2003.
Hoje, quase dois anos depois da chegada, eu, meu marido e minha filha nos sentimos em casa aqui. Já temos uma vida social, pessoas pra ligar, pra dividir problemas, pra convidar pros aniversários, enfim... Temos conhecido muita gente bacana e eu posso dizer que tem valido a pena. Não tenho medo de dizer que a nossa vinda pro Canadá foi uma decisão acertada.
Eu agradeço a Deus pelas pessoas que Ele tem colocado na minha vida. Como eu não acredito em acaso e nem em sorte, eu tenho certeza que cada pessoa que tem cruzado o meu caminho foi enviada por Deus com um propósito. Eu espero ser bênçãos na vida de cada uma delas.
Tenham uma boa noite e um semana maravilhosa.

sábado, 20 de julho de 2013

Primeiro encontro de amigas de Richmond

Oi gente, como eu comentei com vcs ontem, hoje nós fizemos uma reuniãozinha só pra mulheres aqui em Richmond e foi muuuuito bom!!! Algumas pessoas faltaram, mas as que foram comeram muuuito e conversaram muuuuuito!!!! falamos de muuuuuita coisa boa e dividimos um pouco das nossas experiências e ansiedades. Eu aproveitei a oportunidade de estar com pessoas queridas pra contar uma das histórias da bíblia. Eu falei um pouco sobre a vida de Sara, a esposa de Abrão. Como eu tenho amigas que `as vezes leem o blog e me dizem: Nossa, Renata, mas aquilo que vc escreveu está mesmo na bíblia??? pq eu já tentei ler a bíblia mas eu não entendo nada. Eu fiquei com vontade de contar um pouco das histórias que eu conheço, pq assim elas poderiam ver que a bíblia não é um livro de outro mundo, mas sim um livro atual e cheio de ensinamentos que servem pro nosso dia a dia.
Nós, que escolhemos a imigração, precisamos criar laços verdadeiros de amizade, pq a solidão é triste. Talvez a gente segure a onda de estar sozinho por um tempo, mas vai chegar uma hora que o coração vai pedir por uma palavra amiga, por uma conversa descontraída, por um ombro, enfim... e, por mais que o skype e o facebook ajudem a diminuir a distância das pessoas que deixamos no Brasil, não vai traze-las pro nosso lado.
Pra resumir, a nossa reunião de mulheres foi muito legal e combinamos de nos encontrar novamente daqui a um mês. 

Verão tudo de bom!!!

Oi gente, tenho andado sumida pq estou entrando menos na net. Tenho tentado fazer coisas "mais normais" rsrsrsrrs... O verão deste ano tá uma maravilha!!! não dá pra ficar em casa, com a cara no computador, vendo o tempo passar, né???
Deus me abençoou com amigas morando beeeemmmm perto e tem sido ótimo pra mim e pra minha filha, pq tem sempre alguma coisa pra se fazer. Duas amigas saíram de apartamentos e se mudaram para casas, praticamente, na minha rua. Então, as crianças têm tido área de sobra pra brincar, estão sempre juntas e as mães têm mais tempo pra "tricotar" rsrsrsrsrsr...
É incrível como uma casa e vizinhos por perto deixam a vida mais animada!!! Hoje eu estava conversando com minhas amigas, enquanto as crianças corriam e brincavam com a mangueira no jardim, e eu fiquei pensando comigo em como elas estão sendo privilegiadas. Era como se eu estivesse vendo uma cena do interior do Brasil há muitos anos atrás, sabe??? nada de preocupação com a violência, espaço pra correr, amiguinhos pra brincar, enfim, uma infância saudável... uma maravilha!!!
Minha filha tem me pedido pra morar numa casa tb, mas, infelizmente, não é nada barato. Uma das minhas amigas conseguiu uma casa, daquelas germinadas, por $850. A casa realmente está muito boa pelo preço. O piso é de madeira, a cozinha é grande, tem lavanderia, mas foi um achado de Deus. Sempre olho os preços dos apartamentos aqui e ficam quase sempre acima dos $1100. Enquanto eu estiver estudando não posso me dar ao luxo de fazer loucuras..... nem pensar!!!!
Em falar dos estudos, eu acabei de lembrar que o meu trabalho temporário chega ao fim agora no final de julho e vai me fazer falta. Acabei ficando com o gostinho de ganhar meu dinheiro e eu não queria parar. Qualquer grana que entra já faz a maior diferença!!! Mas eu tenho que acabar o curso que eu comecei. Primeiro, pq vai ser bom pro meu curriculum, e segundo pq eu não gosto de começar as coisas e deixar pela metade. Já investi tempo e dinheiro, não dá pra deixar de lado agora. Ai, mas eu já estou sentindo falta!!! e olhe que nem pagam bem, imagine se pagassem!!! rsrsrsrsrs...
Pra encerrar, amanhã, as 5:00 da tarde, eu vou fazer minha primeira reunião pra mulheres. Espero que Deus abençoe e seja bem divertido. Eu acho que vai ser edificante pra todo mundo e vai ajudar a socializar as mulheres daqui de Richmond. Orem por esse encontro.
Tenham uma boa noite.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Desanimada com a net

Esses últimos dias me deu um desânimo de entrar na internet!!! Eu passo muitas horas online e isso tem me dado a impressão de que eu estou jogando o meu tempo fora, sabe??? Leio as notícias, navego pelo facebook, checo emails, quando eu vejo, o dia já passou. 
Eu tentei passar o último final de semana longe do computador e consegui. Eu gostei de sentir que a internet não estava me fazendo falta, que eu tinha outras coisas mais interessantes pra fazer... Não, eu não fiquei me mordendo pra checar o facebook!!! rsrsrsrsrs... Primeiro pq eu não fiz nenhum propósito de que não ia acessar a internet, eu só não tive vontade de abrir o computador e ficar online, navegando sem rumo.
A minha alma está com sede de coisas mais espirituais. Eu sei que na internet eu tb posso ter acesso a coisas boas, mas lendo as notícias eu acabo assimilando mais as coisas ruins do que as boas. Por mais que eu não queira me envolver, não dá pra ler sobre morte, pobreza, injustiça, corrupção e não sentir nada. Eu queria ter um filtro dentro de mim pra me guardar de tudo que não me acrescentasse, mas, infelizmente, eu não tenho.
Ontem, na igreja, eu ouvi um pastor visitante, que tinha morado 14 anos Paquistão, falando sobre missões. Eu já ouvi muuuuuuuita gente boa falando sobre missões, mas ontem o pastor colocou um video que eu nunca tinha visto que falava um pouco sobre a decisão que dois homens tinham tomado. Eles tinham escutado de uma aldeia de escravos, onde as pessoas sofriam e morriam sem nunca terem tido a oportunidade de ouvir falar do amor de Deus. E eles, então, resolveram sair dos EUA e venderem a si próprios como escravos pra poderem falar de Jesus pra aquelas pessoas. Loucos??? Insanos??? sim, eu concordo, é muita loucura!!! mas uma loucura sã, de quem conhece Deus de verdade e sabe que esta vida não é nada comparada a vida que Deus têm para os seus filhos na eternidade.
Assim como esse dois homens, muitos outros tb deram suas vidas e estão dando até hoje pra que algumas pessoas tenham a esperança que nós, ocidentais, temos em Deus.
Infelizmente, o video não relatou o que aconteceu, mas o pouco que eu ouvi sobre o caso foi o suficiente pra me fazer refletir sobre a minha vida. Viver por viver, sem acrescentar nada na vida de quem precisa, não tem sentido. Nós precisamos ser bênçãos não somente para os nossos filhos e  famílias, mas tb na vida de quem está precisando. 
Tenham uma boa noite


terça-feira, 9 de julho de 2013

Meu "summer job"

Quando minhas aulas acabaram e eu entrei de férias, eu pensei que eu não ia querer fazer nada, só descansar, dar atenção pro maridão, pra filha e curtir os amigos. Mas, menos de um mês depois, eu já estava procurando estágio, pq a ideia de ficar sem fazer absolutamente nada me pareceu perda de tempo. Mandei meu curriculum para algumas empresas que estavam contratando, mas algumas me responderam que não estavam precisando de estagiários e eu desanimei.
Parece que aqui é crime vc contratar uma pessoa e não pagar nada, então, o estágio aqui é como um emprego, só que paga menos, é claro!!! Não é que nem no Brasil que vc trabalha de graça pela experiência. Acho que isso só acontece aqui em casos de voluntariado.
Eu até vi algumas empresas que estavam chamando estagiários, mas era longe de minha casa e o perfil não me agradou. Parecia mais agências que estavam começando e queriam trabalho duro pelo preço de banana... Eu ia me matar, sacrificar minhas férias, o tempo como a minha família e não ia aprender muito... não, não era pra mim!!!!
Eu já estava conformada em não fazer nada durante o verão quando o meu marido me disse que a empresa de um amigo dele estava precisando de alguém que falasse português pra um trabalho part-time. Eu não sabia do que se tratava, mas me interessei, afinal, falar português pra mim não é difícil, né???
Depois de algumas reuniões e apresentações dos produtos eu fui contratada. Eu não tinha noção do tamanho do desafio que eu estava abraçando, entrei como "de gaiata no navio" rsrsrsrsrsr... Eu  fiquei responsável por traduzir todo o material gráfico, video e informações dos produtos que vão ser apresentados no Brasil, em uma feira de negócios em agosto. A melhor parte disso tudo é que são produtos naturais e produtos orgânicos, então, ao mesmo tempo que eu trabalho eu tb estou aprendendo.
Hoje mesmo eu ganhei um molho de soja que não tem soja. É uma opção mais saudável feito do coco. Já provei e aprovei, é muuuuito bom!!!! Eu não posso comer soja por causa do tratamento que eu faço pra bloquear hormônios, então, esse produto sem soja é uma maravilha pra mim.
Outro ponto positivo desse trabalho é que vai me servir como experiência canadense e pode ser uma porta pro futuro, já que meu curso acaba em maio. O pessoal tb é muito bacana e o ambiente de trabalho é agradável.
O lado ruim é que eu não estou ganhando muito, o que me desanima geral!!!! Mas, como é temporário, eu estou tentando levar numa boa.
Já estou pensando na lista de coisas que eu vou comprar antes de sair de lá rsrssrsrrs... Tem muita coisa boa pra experimentar e nas lojas os produtos são caríssimos!!! Parei pra ver pro curiosidade e fiquei assustada rsrsrsrssr... Vou comprar direto da fonte rsrsrsrsrsr....
Pra encerrar, eu gostaria de dizer que eu acredito no direcionamento de Deus pra minha vida. Oro todas as noites pedindo que Ele guie os meus passos e se Ele abriu essa porta de trabalho pra mim, sem eu procurar, eu quero dar o meu melhor, pq eu sei que Ele está trabalhando em meu favor.
Boa noite.

domingo, 7 de julho de 2013

Saudade das minhas amigas

Oi gente, sem querer desmerecer as amigas que eu tenho aqui, que são maravilhosas!!! cada uma com seu jeito, com suas qualidades, com seus encantos... mas esses últimos dias eu tenho sentido muito falta das minhas amigas cristãs, das que oravam comigo, das que tinham prazer em falar das coisas de Deus, sabe??? Eu tenho sentido falta das minhas reuniões de oração. Já alcancei tantas bênçãos de Deus orando em grupo com outras mulheres!!! "A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." Tiago 5:16
Aqui a vida da gente é tão boa que as pessoas não ligam muito para as coisas espirituais. É verdade que a igreja é cheia, tem muita gente legal, mas, como diz o meu marido, eu gosto mesmo é de estreitar os laços com os brasileiros rsrsrsrsrs... e os meus amigos brasileiros não são evangélicos, pelo menos, a maioria não é.
Eu aprendi, na minha caminhada de fé, a dividir minhas angústias e aflições com pessoas que oram, pq eu sei que quem ora pode até se abater, mas não fica abatido, pode cair, mas não fica caído. Deus ouve as orações e responde no tempo certo. Deus gosta de quem ora e através das orações muitos livramentos são concedidos.
Eu gosto muito da história de Ester, principalmente da parte em que o povo judeu ia ser exterminado. Pra quem não sabe Ester virou rainha e não sabia dos planos que o seu marido tinha de acabar com os judeus, até que o seu tio, de nome Mardoqueu, a advertiu e pediu a ela que intercedesse pelo povo diante do rei. O problema é que ela não via o rei há mais de um mês e se ela fosse ao encontro dele sem ser chamada ela poderia morrer. Imagine a situação dela!!! Mas o tio foi bem claro, ele disse que se ela não fosse ajudar o povo, Deus levantaria socorro de outro lugar, mas que ela não pensasse que só pq estava no palácio ela se livraria. Então, ela responde: "Vá reunir todos os judeus que estão em Susã, e jejuem em meu favor. Não comam nem bebam durante três dias e três noites. Eu e minhas criadas jejuaremos como vocês. Depois disso irei ao rei, ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei".Ester 4:16
Não vou detalhar o final da história, pq é grande, mas eu posso adiantar a vcs que o povo orou e jejuou e deu tudo certo. Deus livrou os judeus de serem exterminados e o nome de Ester entrou pra história como o nome de uma mulher de valor.
Quando eu recebi o resultado da minha biópsia em 2010 e eu soube que tinha câncer de nível 2, agressivo e com possibilidade de ter espalhado para as glândulas da axila, Deus tocou meu coração e me fez lembrar da história de Ester. Eu ouvi Ele me dizendo pra orar e jejuar por 3 dias, e eu, então, liguei para os meus amigos da igreja de Pavão e pedi que eles orassem e jejuassem comigo. E assim foi feito. Eu lembro que o meu último dia de jejum eu estava no avião vindo pro Canadá pra fazer o landing. Depois disso voltei pro Brasil pra fazer a mastectomia e advinhem: os médicos ficaram felizes e surpresos pq eles fizeram outra biópsia em todo o meu tecido mamário, no bico e nas glândulas da axila e não encontraram NENHUMA célula cancerígena.
Eu posso dizer que Deus é vivo, Ele fala conosco, Ele ouve as nossas orações e Ele é fiel.
Tenham uma semana abençoada.

sábado, 6 de julho de 2013

Eu e a minha dieta

Oi gente, estou chegando ao final do meu primeiro mês de dieta e eu posso dizer que valeu a pena. Uma amiga me disse que eu devo ter perdido uns 6 kilos. Eu não sei ao certo pq eu não me pesei, mas ontem eu usei uma calça que estava muuuuuuuito apertada e ela ficou ótima!!!! tive aquela sensação boa de meta alcançada, sabe??? Eu ainda preciso perder bem mais, mas estou feliz pq foi a primeira vez que que eu consegui perder peso de verdade depois da quimioterapia e do tamoxífeno. Eu cheguei a pensar que era impossível rsrsrsrrs...
Vou continuar seguindo a dieta e fazendo meus exercícios. O meu objetivo é perder os 14 kilos que eu adquiri durante o meu tratamento.
Mudando de assunto, ontem, pra passar o tempo, eu resolvi visitar alguns blogs sobre o Canadá e, pra minha surpresa, eu vi que poucas pessoas estavam escrevendo, muitos blogs estavam completamente abandonados. Na minha época de processo tinha uma galera compartilhando experiências e ansiedades, mas agora o povo desanimou e todo mundo sumiu rsrsrsrsrs... Menos o pessoal de Quebec. A lista de blogs dos brasileiros que estão em Quebec, ou estão indo pra lá, é enorme!!!
A impressão que eu tenho é que Vancouver continua sendo o lugar menos procurado pelos brasileiros que estão vindo. Acho que a ordem é Quebec, Toronto, Calgary-Edmonton e Vancouver.
Muitos estudantes vêm pra cá pra passar temporada, mas imigrantes mesmo acho que o número é bem menor que outras regiões.
Eu agradeço muito a Deus por ter vindo pra cá. O lugar é maravilhoso!!! Sim, tem o seu lado negativo, como a chuva e alto custo, mas morar no paraíso tinha que ter um preço, né??? rsrsrsrsr...
Aqui tem feito dias lindos!!! o clima tá tão gostoso que eu nem lembro do frio que faz no final do ano. É incrível como um mesmo lugar pode ter climas tão diferentes!!!
Vou ficando por aqui. Tenham um final de semana de descanso, curtição e bênçãos de Deus.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Rumo a promessa

Assim que eu acordo, ainda na cama, eu ligo o meu celular e checo emails e mensagens do face. E hoje eu li uma mensagem de uma amiga sobre a minha postagem anterior que dizia assim: Vendo no seu blog vc falar de Deus e confiar tanto Nele, me pergunto onde ele está, por que não me ouve, por que mão me manda respostas!! Totalmente desacreditada, coração vazio!!
Eu sei que a gente passa por momentos difíceis independente do tamanho da nossa fé. É irreal dizer que a pessoa sofre pq não busca a Deus. Eu podia falar de mim mesma, das inúmeras vezes que já enfrentei problemas, mas eu prefiro falar da bíblia. Me mostre qual foi o homem de Deus que viveu sem sofrer, que teve uma vida fácil, pq eu não conheço. Eu posso citar Moisés, um homem que falava com Deus, que era usado por Deus, e mesmo assim penou no deserto com a temosia do seu povo. Eu tb posso falar de Elias, outro homem de Deus, usado por Deus, mas que mesmo assim não suportou ser perseguido e entrou num processo depressivo e pediu pra morrer.
Pra quem não sabe, Elias foi o profeta que orou e Deus mandou fogo do céu, ele foi o profeta que  orou e Deus ressuscitou um menino. Elias não era qualquer um, ninguém pode questionar que ele acreditava e confiava em Deus, mas a vida de Elias ficou tão difícil que ele não estava aguentando mais. Vc pode ver no versículo a seguir: "Chegou ao pé de uma árvore, sentou-se debaixo dela e orou, pedindo a morte. "Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados. "1 Reis 19:4
Elias deitou debaixo da árvore e dormiu. Ele estava cansado emocionalmente, estava sem forças, não comia, a vida dele estava bem difícil. Então, Deus mandou um anjo, que tocou nele e disse: Levanta e come. 
Elias comeu, bebeu, mas voltou a dormir, como qualquer pessoa que está deprimida. O anjo voltou, pediu que ele comesse de novo e o orientou a viajar. Elias, então, viajou até o Horebe, o monte de Deus, e lá entrou numa caverna, e o Senhor lhe disse: Saia e fique na minha presença. Elias saiu e veio um vento muito forte, mas Deus não estava no vento. Depois veio um terremoto, mas Deus não estava no terremoto. Depois houve fogo, mas Deus tb não estava no fogo. E, de repente, veio uma brisa beeeeemmmmm suave e Elias, então, escutou a voz do Senhor.
Naquele momento Deus ouviu tudo que estava angustiando o coração de Elias e deu a ele o direcionamento.
Eu não sou Elias e nem tão pouco faço cair fogo do céu, mas, assim como ele, eu já tive momentos difíceis de depressão, momentos de dúvidas, de questionamentos. Momentos que eu me isolei como quem entra numa caverna e dorme sem parar. Eu posso dizer que nessas horas o nosso sofrimento nos confunde, nos enfraquece tanto que parece que Deus nos abandonou, mas não é verdade. Deus é amor e, sendo amor, Ele não nos abandona. Nós sim abandonamos Deus, mas isso é uma outra história.
O que acontece é que Deus age de muitas maneiras na nossa vida. As vezes Ele fala com a gente através da bíblia, de uma pregação, de um amigo, de um desconhecido ou, até mesmo, de um médico. Ele pode fazer um milagre como Ele pode usar pessoas como instrumentos pra nos ajudar. O certo é que nós não sabemos o que Ele fará, mas Ele fará.
Mas o que fazer quando a nossa tristeza é tão profunda que nos sufoca??? Eu posso falar por mim, eu:
1- Orei e coloquei tudo o que eu estava sentindo nas mãos de Deus
2- Me cerquei de coisas espirituais, como músicas evangélicas, igreja e palavras positivas
3- Procurei um médico
O mesmo Deus que me colocou de pé e me deu forças pra seguir adiante é o Deus que quer tocar na sua vida. Feche os olhos e deixe a brisa suava tocar no seu rosto, sinta o carinho e o amor de Deus por vc. Ele te ama e vai te dar a vitória.
Tenham todos uma noite abençoada.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Ansiedade boba

Eu tenho muitas experiências que me provam que Deus não desampara os seus filhos e tudo acontece no tempo certo. Mas, infelizmente, eu ainda não descobri uma forma de controlar os meus próprios pensamentos e o meu cérebro acaba me preocupando com coisas que eu deveria entregar nas mãos de Deus, pq são pro futuro.
Como vcs sabem, eu estou estudando através de um financiamento do governo. Os juros são baixos e eu só preciso começar a pagar seis meses depois de formada. Eu sei que eu vou conseguir, pq o mesmo Deus que me trouxe pro Canadá e me colocou no BCIT é o Deus que vai abrir a porta certa na hora certa. Mas como humana que sou, `as vezes eu fico pesquisando oportunidades de trabalho em minha área e acabo me preocupando. Tem ofertas de trabalho, mas não como há 6 anos atrás, antes da crise. Eu sei disso pq eu costumava a entrar no Job Bank enquanto esperava o meu processo andar e eu lembro de listas enormes de oferta de trabalho. Hoje tá bem diferente!!!
Mas eu sei que a minha confiança não está no mercado, na minha capacidade ou em qualquer outra coisa, a minha confiança está no Criador dos céus e da terra.
Eu lembro que logo que eu casei, eu fiquei desempregada. Eu procurava trabalho e não achava de jeito nenhum, parecia que todas as portas tinham se fechado pra mim. Até que um dia eu liguei pra uma senhora, uma missionária que eu só conhecia por telefone, e pedi que ela orasse por mim sem revelar o motivo da minha aflição. Ela, prontamente, atendeu o meu pedido e orou. Em seguida ela me disse algo mais ou menos assim: Aquieta o teu coração. Deus já preparou o lugar onde vc vai trabalhar. É um escritório grande, com muitas portas e muita gente entrando e saindo.
Passaram-se dois meses até que me chamaram pra uma entrevista e advinhem. Era um escritório grande, com muitas portas e cheio de gente entrando e saindo rsrsrsrsrssr... Eu morava nos EUA mas não tinha permissão de trabalho e mesmo assim eu fui contratada e trabalhei lá por quase 5 anos. A empresa era canadense e foi através das pessoas que trabalhavam lá - a maioria canadense - que eu comecei a me interessar pelo Canadá e vim parar em Vancouver. Eu lembro exatamente do dia que eu perguntei a uma das minhas chefas qual era a cidade mais quente do Canadá, e ela me respondeu que era Vancouver, e eu disse: pois é pra lá que eu vou.
Deus é ou não é fiel??? Ele sabe exatamente onde nos coloca e pq. Ele conhece o amanhã e cuida do caminho dos Seus filhos. Eu não tenho pq me preocupar, o meu Deus já está cuidando de tudo.
Tenham uma boa noite.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Canada Day 2013

Oi, gente!!! hoje eu estou muuuuuuito cansada depois de ter desfilado na parade do Canada Day aqui em Steveston. Na verdade, eu desfilei pra acompanhar minha filha, pq a escola dela estava participando e eu achei que seria uma diversão pra ela. Eu não estava errada, foi ótimo e ela curtiu. Mas o sol estava de matar!!!! no final do percurso o meu rosto estava vermelho e os meus pés latejando... nem aguentei ficar no Festival de Salmon que acontece logo depois do desfile. Tinha tanta gente, tanta criança, e estava tão quente que eu só pensava em sentar em qualquer lugar que tivesse um ar condicionado bem geladinho rsrsrsrrs...
Enquanto eu estava desfilando, acenando para as pessoas eu não pude deixar de pensar que eu morei quase 10 anos nos EUA e nunca, mas nunca mesmo, eu curti o 4 de julho como eu curti o 1 de Julho daqui do Canadá. Nos EUA eu evitava aglomerações, sempre tinha aquela sensação de insegurança, sabe??? e a festa lá não era tão família e agradável como aqui. Eu não sei te dizer, mas o Canadá, pelo menos onde eu moro, é tão agradável, tão família, é diferente dos outros lugares que eu já vivi. O lado ruim todo mundo sabe qual é, a chuva e o frio do inverno, mas fora isso, viver aqui é um presente de Deus.
Falando em Deus, ontem eu estava conversando com um amigo do Brasil e ele me perguntou se eu já estava fazendo algum trabalho na igreja... Nossa, me deu um aperto!!! eu estava tão ativa no Brasil e aqui, apesar de toda tranquilidade de vida, eu não tenho feito nada. Uma vez eu até fui conversar com o pastor sobre a possibilidade de voltar pro seminário, mas ele disse que não era a hora, que primeiro eu deveria terminar o meu curso e focar na minha carreira. E eu acho que ele estava certo, eu não posso querer agarrar o mundo com os meus braços, né??? mas eu sinto falta de estar mais envolvida nas coisas de Deus.
Bom, vou ficando por aqui. Happy Canada Day pra vcs... Eu amo o Canadá!!!!

Coisas que marcam

Ontem eu fui a um churrasco canadense na casa do meu pastor que está indo embora e ouvi uma frase de minha filha que me tocou muito. Não foi nada demais, mas pra mim teve um sentido especial.
Estávamos todos conversando e paparicando um bebezinho de 3 meses de uma amiga, quando meu marido perguntou a minha filha se ela queria que nós levássemos o bebê pra casa, e ela respondeu: Não, pq Jesus vai dar o nosso próprio bebê.
Pode até parecer bobagem pra muita gente, mas não é. O amor e a confiança em Deus é ensinado dentro de casa, com palavras e com testemunho de vida. Desde que eu soube que estava grávida, eu coloquei a minha filha nas mãos do Senhor, e, desde que ela nasceu, nós temos ensinado a ela que existe um Deus e nós o amamos. Ontem ela me mostrou que está entendo a mensagem que temos passado a ela.
Quanto ao bebê, eu tb creio que Deus trará. Não sei se será através de uma adoção ou se biológico, mas eu tenho certeza que virá no tempo certo.
A reunião que fomos sobre adoção foi ótima. O governo faz um trabalho séria e as pessoas interessadas em adotar não precisam pagar nada, só estarem dispostos a esperar e preencher todos os requisitos. Não é nada demais, mas tem coisas como por ex:
Tem que parar de trabalhar por 9 meses, independente da idade da criança
Apresentar criminal record de todos os lugares onde morou
Não pode estipular a idade da criança
Tem que passar por entrevistas e visitas de assistentes sociais
Não pode dar palmadas, nem das mais leves
Enfim, procedimentos básicos que servem pra proteger as crianças.
Meu marido achou complicado, mas eu achei normal. Não dá pra facilitar uma adoção sem ter certeza de quem são as pessoas que querem adotar, né???
Como eu estou estudando agora não posso pensar nesse assunto, mas isso não significa que eu desisti da ideia de aumentar a família. Só tenho que esperar o tempo certo de Deus.
Tenham uma boa noite