"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















quinta-feira, 29 de maio de 2014

A mudança e o desapego

Depois de muita enrolação eu, enfim, comecei a arrumar as caixas da mudança. Já estou morta de cansaço!!! é um trabalho que parece não ter fim!!! A gente vai juntando tranqueira, e vai juntando tranqueira sem se dar conta!!! Eu comecei hoje e já tirei quatro sacos de lixo!!! Muito papel, muito brinquedo sem utilidade, muita coisinha, affff.... ninguém merece!!! rsrsrsrs...
Mas o que me chamou mais atenção foram as minhas roupas. Gente, eu me dei conta que eu fico guardando um monte de roupa esperando o dia que eu vou emagrecer e recuperar o meu corpo de antes da quimio. Nada haver, né??? Já são três anos acima do peso e eu com o closet cheio de roupas que não dão em mim. E tem outra, eu tb não consigo me desfazer das roupas que minha avó me deu antes de morrer. Aliás, de nada que ela me deu. 
Minha avó sempre pegou muito no meu pé pra que eu me arrumasse mais. Ela achava que eu era muito largada e vivia comprando roupa pra mim. Na semana que ela morreu nós saímos juntas e ela me deu várias roupas de presente e ainda pagou pra que eu alisasse os cabelos. Depois que ela se foi eu passei a olhar para as roupas como uma lembrança de amor, de cuidado da parte dela.
Eu aprendi com a bíblia que nós não devemos ficar apegados ao passado e muito menos `as coisas materiais. É um apego besta que não leva a lugar algum.
"Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas..."Isaías 43:18
Mas eu sinto tanta saudade dela que quando eu penso em me desfazer das roupas eu sinto como se tivesse tirando o pouco que eu tenho dela na minha vida. 
Totalmente diferente do que eu fiz quando perdi minha primeira filha. Enquanto ela estava na UTI eu tirei várias fotos com ela, pq eu acreditava na sua recuperação. Porém Deus a levou e a minha primeira reação foi apagar todas as fotos e tirar tudo que eu tinha de bebê da minha casa. Pq o vazio que ela me deixou doía muito e eu não queria nada que aprofundasse ainda mais a minha dor. 
Com minha avó é diferente. Ela se foi faltando um mês pra completar 95 anos, ou seja, morreu farta de dias e me deixou muitos momentos maravilhosos pra recordar. É uma dor diferente.
Mudando de assunto, hoje eu entrei no ap que eu vou me mudar e me deparei com uma cortina breguíssima na sala!!! quase surtei!!!! Eu pedi a meu marido que falasse com a dona, pq ela ficou de fazer algumas reformas antes da nossa mudança e me parece que ela não está querendo gastar muito... Que Deus abençoe e dê tudo certo, pq eu fiquei até com medo do que esperar depois que eu vi a cortina que ela colocou rsrsrsrs...
Boa noite

quarta-feira, 28 de maio de 2014

O desafio do primeiro emprego

Desde que eu acabei as aulas semana passada eu tenho aplicado pra empregos através de vários sites, como craigslist, indeed, workBC e Linkedin. Até agora não tive resposta de ninguém o que me dá uma certa insegurança. Fico questionando minha capacidade, meu portfolio, meu background, enfim... É uma sensação ruim de incompetência, sabe??? rsrsrsrrs... Mas eu sei que sou uma pessoa preparada. No domingo uma amiga veio aqui em casa pra que eu a ajudasse com uma tradução que deveria ser enviada por email pra algumas empresas. Eu, então, sugeri que fizéssemos esse trabalho usando uma plataforma própria pra emails empresarias, com logo, subscription and unsubscription options, com calendário pra emails automáticos, social media buttons e etc. Demorou um pouco, pq eu tinha aprendido sobre esse tipo de marketing pra email em um dos cursos de marketing que eu tive no BCIT, mas eu nunca tinha feito. Quando acabamos eu fiquei feliz com o resultado. Eu não digo satisfeita pq foi só o primeiro, com certeza ainda tem muito que ser melhorado, mas é sempre bom ver que eu posso rssrsrsr...
Recomeçar a carreira não é fácil, ainda mais em um país que não é o nosso.
Eu me inscrevi mês passado em um programa do governo de BC chamado Skills Connect. É um programa que ajuda imigrantes com menos de cinco anos de Canadá a entrar no mercado de trabalho. A minha employment counsellor me disse que eu não deveria ser aceita no programa já que eu tinha uma graduação aqui no Canadá, mas como eu tinha somente três anos como residente que ela me aceitaria como exceção. Eu tenho que participar de algumas palestras, tenho direito a fazer alguns cursos e eles vão me ajudar a entrar no mercado de trabalho. 
Eu cogitei não participar do skills connect, pq não tenho vontade de fazer nenhum curso por agora, mas eu fiquei sabendo que o programa termina em Março do ano que vem, ou seja, a partir de março de 2015 não haverá essa ajuda pra imigrantes, o que é uma pena.
Nesse final de semana eu me mudo pro apartamento do primeiro andar. Não comecei a arrumar nada ainda, só de pensar em começar eu já fico desanimada rsrsrsrrs... A gente chegou aqui no Canadá com duas, três malas e agora temos um apartamento inteiro pra desmontar.
Foi a mesma coisa quando eu fui para os EUA, cheguei lá com uma mala e saí com um container cheio de móveis e 11 malas grandes. Só de taxa no aeroporto pagamos $650 dólares... loucura, né??? rsrsrsrsr...
Nossa, como o tempo passou rápido!!! Cheguei no Brasil com todas essas malas, minha filha no colo e milhões de incertezas. Passei momentos difíceis de angústia por não me enxergar vivendo no Brasil, por não saber o que fazer da minha carreira, por me sentir insegura, mas eu tinha uma certeza: Deus tinha me levado de volta pq Ele tinha um propósito. Estive com minha avó nos seus últimos meses de vida... eu estava com ela quando ela sofreu o infarto e eu sou grata a Deus por isso, por poder dizer pela última vez o quanto eu a amava. Trabalhei como missionária numa igreja Batista no interior de MG, onde eu tive a oportunidade de ajudar o pastor e de ministrar a palavra pra muita gente. Fui abençoada demais e abençoei tb, o que não tem preço. Não trabalhei na minha área, não tive carreira, mas trabalhei pra Deus, o que me preencheu muito mais.
Eu sei que acima dos meus planos profissionais existe a vontade de Deus pra minha vida. Alguma coisa o Senhor vai fazer, eu só não sei o quê... ainda. Quem sabe eu não vai sair viajando por ai pregando a palavra rsrsrsrsrs.... 
Pra encerrar eu gostaria de pedir oração pra um amigo que vai passar por uma cirurgia cardiovascular amanhã. Eu conheci ele e a sua esposa em Salvador quando eu estava vindo pro Canadá, pq eles estavam vindo tb. São duas pessoas bacanas e que estão precisando de orações. Que o Senhor seja o médico nessa cirurgia e que saia tudo bem, em nome de Jesus.
Boa noite amigos blogueiros.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Minhas férias

Não tenho feito nada de especial, mas voltei pra academia e estou me sentindo muito bem. Eu acho que nunca vou ser uma daquelas pessoas apaixonada por ginástica, mas se eu, ao menos, conseguir manter uma rotina já vou ficar feliz :)
Tenho mandado curriculums quase todos os dias mas ainda não rolou nada. Mas essa espera tem me dado tempo pra me dedicar a minha filha. Em poucos dias que eu tenho estudado com ela eu já senti uma grande diferença!!! 
As escolas aqui deixam as crianças bem a vontade, então, se elas demonstram alguma dificuldade, como o que aconteceu com minha filha, eles ajudam, mas sem pressão, sem exercícios pra casa e etc. Eu nunca fui uma ótima aluna, aliás, eu era medíocre até entrar na faculdade. E eu lembro que minha mãe, minha avó e tias cansavam de sentar comigo pra me ajudar nas tarefas. Mas aqui nem tarefa não tem pra crianças na faixa dos seis anos.
Não pense que a educação aqui não é boa, pq é, mas é diferente do que estamos acostumados.
Os professores das escolas públicas daqui de BC entraram em greve novamente. Não conheço a fundo as reivindicações, mas sei que, além de aumento salarial, eles estão pedindo mais liberdade pra ensinar os alunos. 
Eu li um post no face hoje que merece ser compartilhado. Parece que o primeiro ministro do Canadá tem cortado os investimentos da educação e um professor enviou uma carta que está sendo compartilhada por milhares de pessoas. Vou deixar o link no final deste post.
Hoje tb eu li sobre um projeto de lei que querem aprovar no Brasil pra tirar a palavra mãe e pai dos documentos de identidade e proibir as festas nas escolas do dia das mães e do pais, sendo essas substituídas pelo dia do cuidador.
Eu sei que vivemos em um mundo que existem mães solteiras, pais solteiros, ou casal de mães, casal de pais, avós sendo mães e etc, mas será que anular o papel da mãe e do pai é realmente o melhor pra sociedade??? Eu, sinceramente, não acredito.
A bíblia ensina "Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa" Efésios 6:2
Por mais que possam aparecer novas formas de "família", pq daqui a pouco eu garanto que vai ter duas mães e um pai ou uma mãe e dois pais criando filhos em uma mesma casa, o papel do pai e da mãe é importante no desenvolvimento de uma criança. Eu estou me referindo a um pai e uma mãe normais e não malucos como muitos que têm por aí.
Vivemos dias em que o mundo está completamente distante de Deus e de seus ensinamentos, como o que aconteceu com Sodoma e Gomorra há muito tempo atrás. Eram duas cidades que viviam no pecado, fazendo as coisas mais abomináveis sem se preocupar com Deus. Elas foram completamente destruídas e entraram pra história como exemplos de que a Deus é misericordioso com os seus filhos, mas não tolera o pecado.
A gente pode fazer o que quiser da vida, mas um dia a conta vem, pode acreditar.
Que o Senhor tenha nos guarde da ira vindoura.

domingo, 25 de maio de 2014

O começo das férias

Depois do fim das minhas aulas me deu um vazio!!! Não que eu não esteja gostando das minhas merecidas férias, mas eu senti como se não tivesse mais nada de importante pra fazer, sabe???
Tenho tirado um pouco do meu tempo pra estar mais perto da minha filha ajudando-a com as coisas da escola, mas não tem sido o suficiente pra preencher o meu dia. Amanhã retorno pra academia, se Deus e a preguiça me permitirem rsrsrsrs, e eu tenho enviado curriculums, praticamente, todos os dias.
O primeiro emprego é um grande desafio!!! As empresas aqui dão muito mais valor ao QI, ao quem indica, do que ao curriculum em si. Mas é aquela velha história: Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. 
O negócio é ficar na cola mesmo, buscando a primeira oportunidade e pedindo a Deus que seja "a oportunidade".
Agora que eu estou com tempo livre quero me dedicar mais as coisas espirituais tb. Tenho pensado nos videos de estudos bíblicos, em trabalhos voluntários da igreja, nos cultos de mulheres, enfim, quero fazer um pouco mais do que eu tenho feito.
Uma vez eu ouvi a história de um homem que recebeu uma setença de morte dos médicos. Ele tinha pouco tempo de vida devido a uma doença sem cura. Mas, ao invés de ficar deprimido e entregue a doença, ele levantou e começou a percorrer as ruas entregando panfletos e falando do amor de Deus. Ele não queria partir dessa vida sem compartilhar tudo o que ele sabia de Deus com outras pessoas.
É um relato simples, mas que me marcou. Eu sempre me pego pensando que nós não sabemos quanto tempo de vida nós temos, pode ser um mês ou 99 anos, portanto, nós temos sempre que estar preparados pra hora que o Senhor chamar, pq da morte ninguém foge, a não ser que seja arrebatado antes. E esse preparo tem haver com a sua vida de intimidade com Deus. 
A bíblia nos ensina que a salvação é pela fé e não pelas obras, ou seja, nada do que vc faça, ABSOLUTAMENTE NADA, pode salvar a sua vida, a não ser a fé em Deus e o sacrifício de Jesus na cruz do calvário. Porém, todo aquele que crê em Jesus mostra, através da sua vida e das suas ações, que é uma pessoa que tem a fé verdadeira.
"Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras." Tiago 2:17-18
Se nós dissermos ou até mesmo acreditarmos que temos Deus em nossas vidas, mas não fizermos nada além de buscar o nosso próprio bem nessa terra, nós estamos nos enganando, pq as nossas ações, a forma como nós vivemos demonstra o quanto nós estamos ou não próximos de Deus.
Isso não tem nada haver com o julgamento alheio, mas com uma auto crítica do nosso nível de espiritualidade.
Eu cansei de ver pessoas que se diziam muito espirituais dando péssimos exemplos como marido, esposa, filhos e etc. Como que uma pessoa que diz ter Deus na vida pode trair e permanecer na traição??? Pq errar todos nós podemos errar, é do homem, mas permanecer no erro é outra conversa. Quem verdadeiramente tem o Espírito de Deus em si não consegue ficar no pecado sem se sentir culpado, pq o Espíriro Santo incomoda e incomoda muuuuuuito!!!!
Eu lembro de uma vez que eu tive uma discussão com um pastor e fui pra casa. Gente, eu não consegui dormir até ligar pra ele e me desculpar. Pq, mesmo que eu estivesse certa, eu não deveria ter discutico da forma que eu fiz. Se eu tinha Deus em mim e ele tinha Deus nele, como eu poderia brigar com ele como uma inimiga??? Não, eu deveria tê-lo chamado a sós pra uma conversa e, mesmo que ele não concordasse com os meus pontos de vista, eu deveria deixar Deus agir e não querer agir por Deus.
Não sei pq eu escrevi sobre isso rsrsrsrs...
Boa noite e que o Senhor nos dê uma semana abençoada.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Mais um objetivo alcançado

Consegui terminar os dois anos de estudos full time do BCIT sem perder nenhuma matéria!!! Acabou!!!! 
Enquando eu estava dirigindo de volta pra casa eu e minha colega filipina, que fez o curso todo comigo, fomos conversando em como o tempo voou!!! Em alguns momentos nós pensamos que não íamos conseguir passar em todas as disciplinas, mas conseguimos rsrsrsrssr... Todas as matérias que eram relacionadas a programação nós pensávamos que não ia dar rsrsrsrs... Era sempre uma tortura que parecia não ter fim. Mas sobrevivemos, chegamos a reta final!!!
Agora eu vou buscar o meu primeiro emprego e essa minha colega vai se mudar pra Victoria.
Muita gente tem me dito que as empresas contratam mais no final do verão, mas eu já tenho mandado curriculums. É chato pq não tenho tido nenhuma resposta ainda e isso `as vezes me desanima. Mas eu sei que tudo tem sua hora e as coisas vão acontecer quando tiverem que acontecer.
Desde ontem eu tenho tirado um pouco do meu tempo pra me dedicar a minha filha. Ela tem tido algumas dificuldades na escola e eu, por conta das mil e uma coisas que estava fazendo, não estava tendo como ajudá-la. Agora que eu não tenho mais que estudar, pq estou livre do BCIT e livre do meu curso de accent reduction - terminou hoje tb - eu quero ver se consigo dar uma força pra minha filha.
A minha graduação vai ser no dia 19 de junho. Não pretendo fazer nada de especial por conta de grana, mas eu tb não quero passar em branco. Esse diploma foi uma grande conquista pra mim e eu quero comemorar de alguma forma. No mínimo vou fazer um culto de ação de graças pra agradecer a Deus por todas as bênçãos que Ele tem me concedido.
Vcs acompanharam esses dois anos através do blog e são testemunhas de que não foram facéis. Vcs lembram de quando um dos professores implicou comigo??? Nossa, alí eu pensei em mudar de curso, mas graças a Deus eu orei, vcs oraram, e aquela situação foi superada.
Outra coisa interessante foi o meu relacionamento com essa minha colega filipina. Ela é muito calada e fechada. Quando eu soube que ela tb morava em Richmond eu ofereci carona e ela aceitou. A gente ia no carro sem falar nada!!! não por mim, pq eu puxava assunto, mas ela não ajudava rsrsrsrs... era sempre "yes", "no", "maybe" rsrsrsrsrs... Um dia eu pedi a ela que me mostrasse um código de um trabalho dela pq eu não estava conseguindo entender, mas ela não quis. O tempo passou e a situação se inverteu. Ela teve dificuldade em alguns projetos e eu me ofereci pra ajudá-la e mostrei os códigos dos meus trabalhos pra ela. Dessa forma, pouco a pouco, eu fui quebrando o gelo e ela foi se abrindo. Ontem, pra minha surpresa, ela pediu pra eu adiciona-la no meu face e tirou uma foto comigo!!! Achei surpreendente!!! rsrsrsrsr... Estudamos na mesma sala e fizemos muitos trabalhos juntos e só agora, depois de dois anos, ela me pediu pra entrar no meu face!!! rsrsrsrs...
As pessoas aqui não são abertas e prestativas como os brasileiros. Claro que tem exceções, mas a grande maioria é educada, mas não se envolve, sabe??? eles não fazem a mínima questão de ajudar. Eu que sou cara de pau mesmo é que fingia que não estava entendo a frieza de alguns deles e os tratava bem rsrsrsrs... Mas não foi fácil não rsrsrsrs...
Vou ficando por aqui.
Obrigada a todos que torceram e oraram por mim. Deus os abençoe abundantemente.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

A vida não é perfeita

Oi gente, ontem foi o meu último dia de estágio. Saí de lá feliz por estar completando mais um ciclo da minha vida aqui no Canadá. Amanhã será a apresentação do meu projeto final e último dia de BCIT.
Foram dois anos intensos, cheios de desafios, de altos e baixos, mas eu consegui. Deus me fortaleceu e me guiou até aqui. Eu só tenho a agradecer.
Mas a vida da gente não é perfeita, né??? Eu gostaria de compartilhar esse momento com a minha mãe, minhas irmãs, minha família, mas não vai dar, e isso me deixa muito triste.
Passei o dia todo pensando em como nós não temos controle das coisas. Em alguns momentos a gente até pensa que tem, mas na verdade não tem. Você pode programar alguma coisa, traçar metas, definir passos, mas se não for da vontade de Deus não vai dar certo e ponto.
Esse final de curso tem sido uma mistura de emoções e hoje eu estava bem pra baixo... até que eu recebi uma notícia que iluminou o meu dia. Uma amiga que tem acompanhado o meu blog desde o comecinho me mandou uma mensagem dizendo que tinha se convertido. Nossa, foi um bâlsamo pra mim!!! Fiquei com o meu coração transbordando de alegria, pq não existe nada que seja mais importante do que uma pessoa se entregar aos braços de Deus. 
Tem uma música que eu estava cantarolando ontem que diz assim: Cada vez que a minha fé é provada, Tu me dás a chance de crescer um pouco mais. As montanhas e vales, desertos e mares me levam pra perto de Ti. Minhas provações não são maiores que o meu Deus. Se diante de mim não se abrir o mar, Deus vai me fazer andar sobre as águas...
Essa música foi da época que eu me converti e essa letra sempre tocou muito no meu coração pq retrata a vida daquele que crê em Deus. A gente passa por provas, por lutas e desafios que parecem que vão nos destruir, mas o nosso Deus é maior do que qualquer montanha de problemas e mesmo que Ele não abra o mar, como Ele fez com Moisés, Ele pode sim nos fazer andar sobre as águas. Ele pode nos dar um plano B, plano C, plano D, enfim...
Deus já falou muito comigo através dessa canção, pq todas vezes que a minha fé foi provada eu cresci, eu amadureci espiritualmente. Os desafios aparecem na nossa vida pra que possamos nos render a Deus e depender completamente DEle.
Semana passada uma pessoa me perguntou como Deus falava comigo, se era uma voz que eu escutava, e eu, então, disse a ele que o Deus que eu creio não é um deus de longe, mas é o meu Deus de perto. Eu tenho uma vida de intimidade com Ele, converso com Ele com a certeza de que Ele está comigo e, como Ele é vivo e real, Ele me responde. Ele fala comigo de diferentes maneiras, `as vezes em sonhos, outras dentro de mim, `as vezes na igreja, através de uma música, através de alguém e, acima de tudo, Ele fala comigo através da bíblia.
Eu sou muito grata por enxergar Deus em um mundo em que as pessoas estão cada vez mais focadas em si mesmas. Minha vida está longe de ser perfeita, mas, pelo menos, eu tenho com quem dividir e confiar as minhas aflições.
Boa noite

domingo, 18 de maio de 2014

Por aqui já é verão

Tem feito dias maravilhosos!!! as vezes até quente demais a ponto de precisar ligar o ar condicionado do carro. Tá tão bom que tem gente que não quer falar muito pra não correr risco do tempo esfriar novamente rsrsrsrsrs...
Semana passada nós tivemos um churrasco no dia das mães, ontem tivemos um outro churrasquinho depois do estudo bíblico e hoje nós tivemos uma feijoada brasileira pra comemorar o aniversário de dois anos do filhinho de uma amiga. Uma das convidadas tirou até foto do prato pq, segundo suas palavras, tinha que fotografar toda aquela comida pq não é todo dia que se come tão bem assim aqui no Canadá rsrsrsrsrs...
Verão em Vancouver é tudo de bom!!!! amo demais!!!
Pela manhã eu fui ao culto e o louvor foi perfeito!!! As músicas escolhidas eram aquelas de arrebentar o coração, sabe??? Como estavam em inglês em alguns momentos eu meditei nas letras e tinha uma que me fez pensar em como Deus é grande. A bíblia diz que antes de nós nascermos Ele já nos conhecia.
"Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia."
Gente, isso é maravilhoso!!! Deus te conhece, Deus me conhece. Ele sabe quem vc é e te chama pelo nome.
"...Eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome..."Isaías 45:3
Mesmo que sua vida esteja tão boa e vc não tenha interesse em se aprofundar no conhecimento de Deus, eu quero que vc saiba que Deus te conhece. Ele te conhece antes mesmo de vc nascer. Ele sabe quem vc é de verdade, no íntimo e profundo do seu ser. E nada do que vc fizer e nem a lugar algum que vc for, vc conseguirá fugir do Senhor se Ele tem um plano em sua vida.
"SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.
Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces." Salmos 139:1-4
Não vale a pena viver a vida como se Deus não existisse, pq mesmo que vc não acredite, Ele é real e está batendo na porta do teu coração. Ele quer entrar na sua vida. Nada do que vc tem é mais importante do que vc possa a vir a ter na presença de Deus.
"Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;"Apocalipse 3:17
"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." Apocalipse 3:20
Se Deus tem falado ao seu coração e vc tem relutado é hora de abrir a sua vida e deixar o Senhor entrar. Mas se vc não tem ouvido a voz de Deus eu te aconselho a buscar, pq Ele não precisa de mim ou de vc, mas eu te garanto que eu e vc precisamos DEle.
A mensagem está entregue. Boa noite. 

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Mais que uma reunião de amigos

Hoje eu recebi uma mensagem de uma pessoa que acompanha meu blog me pedindo recomendação de igreja.
Eu fiz questão de dizer a ela que não existe igreja perfeita, pq não existem pessoas perfeitas. Qualquer igreja que vc for vai ter seu lado positivo e o seu lado negativo, porém, é possível encontrar uma que te ajude a crescer espiritualmente e seja séria em relação ao que a bíblia ensina.
Eu sei que existe gente mal intencionada a frente de igrejas ditas evangélicas, mas tb existe muita gente séria e comprometida com a verdade.
Esse negócio de dizer que acredita em Deus e que não precisa frequentar igreja é papo de quem esfriou na fé. Quem conhece a palavra sabe a importância de estar em comunhão com os irmãos, de ouvir ministrações, de participar de estudos, de congregar, enfim... E se tem algo que vc não concorda delete. Paulo mesmo nos ensina em 1Tessalonicenses 5:21" Examinai tudo e retende o bem", ou seja, analise tudo que vc ouvir, compare com o que está escrito na bíblia e guarde o que for importante.
Eu nasci em uma família católica e até os 17-18 anos frequentei missa dos jovens. Fiz crisma, participei de alguns estudos, mas era tudo muito superficial. Quando eu comecei a frequentar a igreja evangélica e participar da escola bíblica eu aprendi a lidar com a bíblia e conheci pessoas que estavam preparadas pra tirar minhas dúvidas. Eu era daquelas pessoas bem chatas que sempre queria saber o pq das coisas, sabe??? Eu confrontava o que eu conhecia do catolicismo e do espiritismo com o que estava sendo falado. Mas uma das coisas que eu admiro na igreja evangélica é a profundidade dos estudos. Os estudos sempre tinham começo, meio, fim e contexto. Não era aquela coisa chata de repetição, que as pessoas falam o que está escrito num papel, era estudo de verdade!!!
Eu sou muito grata a Deus pq Ele me colocou em uma igreja liderada por um pastor com conhecimento da palavra. Ele não era um "Zé ninguém" que acordou um dia, colocou a bíblia no braço e se auto intitulou pastor. Ele pregava com profundidade e era incrível como a palavra falava diretamente ao meu coração.
Com o meu crescimento espiritual e intelectual eu fiquei mais exigente. Depois que eu saí dos EUA eu busquei igrejas que tivessem mais do que pessoas legais, eu queria ministrações que edificassem a minha vida. Não tinha muita paciência pra pastores dando shows mas sem conteúdo. Encontrei na Batista Tradicional o que eu procurava em termos de estudo e de ministração. Mas confesso que as vezes eu ainda sinto falta da busca espiritual que é marca das Assembleias de Deus.
Não que a Batista não tenha, tem, mas o problema é que as pessoas ficam tão focadas nos estudos que esquecem de exercitar a fé nos momentos necessários. 
Quando o pastor adjunto da igreja que eu frequento aqui soube que a família de meus amigos, membros da igreja, estavam com dia marcado pra deixar o país ele, simplesmente, ouviu e orou pra que Deus fosse com eles na volta ao país de origem. Não teve nenhuma palavra de fé, de esperança, de suporte, nada.
Em compensação, o pastor que foi embora ano passado, mesmo de longe, acompanhou tudo de perto e orou conosco pelo milagre. Foi uma grande benção eu tê-lo conhecido. Ele é um homem de Deus, um pastor de verdade. Pena que o Senhor o direcionou pra uma outra igreja, mas enfim, em breve teremos um novo pastor.
Frequentar uma igreja não é cumprir um compromisso religioso como muita gente pensa. Quando vc vai a igreja vc está dando oportunidade pra Deus falar com vc. E pode ter certeza que Ele fala.
Eu já comentei com vcs que eu orei anos por minha família e, em especial, por minha irmã mais nova. Pois é, um dia ela visitou uma igreja e a ministração foi tão impactante que ela caiu no choro de soluçar. Eu não estava lá, mas ela me disse que antes, quando as pessoas diziam que se emocionavam na igreja ela não entendia, até aquele momento que ela sentiu o Espírito Santo tocar na vida dela.
Eu já perdi as contas de quantas vezes Deus tocou na minha vida enquanto eu ouvia o louvor ou enquanto eu estava ouvindo a pregação. O toque do Espírito Santo é algo real. Ele vai no profundo da sua alma e te inunda com a presença DEle. É tão intenso que vc, por questão de minutos, deseja não sair mais dalí, de tão bom que é.
Bom, gente, é isso aí, igreja é muito importante na vida do crente. Com todos os defeitos que possa ter é uma bênção fazer parte dela. Onde eu for, em qualquer parte do mundo, se tiver uma igreja eu sei que estou em casa.
Há algum tempo atrás chegou uma família brasileira de crentes aqui no Canadá. Eles vieram dos EUA, me deixaram uma mensagem aqui no blog e quando eu vi, liguei na hora. Nunca tinha visto eles na vida, mas assim que nos falamos já marcamos pra ir ao culto, pra almoçar, enfim, era como se nos conhecêssemos há muito tempo, pq o povo de Deus se reconhece. Infelizmente eles tiveram que morar em White Rock, um pouco longe de Richmond, mas nos falamos pelo face.
Já escrevi demais :):):) Boa noite.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

O menino que eu não conheci

O seu nome é Ben. Ele tinha quatro anos e o Senhor o levou depois de uma grande batalha contra um câncer no cérebro.
Eu conheci a história dele há poucos dias, mas me envolvi emocionalmente ao ponto de orar por um milagre e sofrer com a sua partida.
Depois que eu soube que ele tinha ido fiquei bem triste. Claro que eu tenho o consolo da certeza de que ele está bem com o Senhor, e que o mesmo Deus que permitiu que ele se fosse é Deus pra consolar e cuidar de sua família.
Eu não consigo nem pensar na dor dessa mãe, eu não consigo mensurar o tamanho do sofrimento dela. 
http://www.wgrz.com/story/news/local/2014/05/14/ben-sauer-loses-his-battle-with-cancer/9090979/

domingo, 11 de maio de 2014

Dia das mães e eu bronzeada

Hoje eu gostaria de ter passado o dia com minha mãe, mas a distância não permitiu. Morar longe é cruel quando nos impede de abraçar, beijar e sentir o cheiro de quem a gente ama. Mas eu só tenho motivos para agradecer a Deus. Ele me deu uma mãe que sempre foi e sempre será a minha melhor amiga. Ela e minha avó me ensinaram a ser guerreira. Aprendi com minha mãe o que era ser uma mulher de fibra e de valor. Até mesmo os erros que ela cometeu, pq ninguém é perfeito, foram erros de quem estava tentando acertar e me ajudaram a crescer.
Como eu e muitas outras mães amigas estávamos sem as nossas mães por aqui nos reunimos pra um churrasco. O dia estava lindíssimo!!!! Muito sol, temperatura agradável e muuuuita comida rsrsrsrs... Saí de lá super bronzeada... e não estou exagerando rsrsrsr...
Até hoje eu vejo as mãos de Deus na minha vinda pra Richmond. Pouco a pouco Ele foi nos cercando de pessoas legais e nos dando amigos aqui. Sempre estamos nos reunindo, nos falando, comemorando uma coisa ou outra e a saudade da família fica menos doída.
Eu ainda penso em aumentar a família. Meu marido não quer nem sonhar em ter mais filhos, pq ele já tem dois, mas eu ainda não consegui deixar de desejar mais um. Claro que não seria pra amanhã, pq eu preciso começar a minha carreira, mas pra daqui a uns dois anos, quem sabe. Não sei se biológico ou adotado, mas eu ainda penso que tem espaço pra mais um.
Eu sei que tem muita gente hoje em dia que não quer ter nenhum, por causa disso ou daquilo, mas a minha vida seria incompleta se eu não tivesse sido mãe.
Dá o maior trabalho, não é fácil, o primeiro ano é enlouquecedor, mas é tão bom!!! Está nas mãos de Deus. O meu coração está aberto pra mais um, mas vamos ver o que Deus tem preparado pra mim, né???
Que Deus nos dê uma semana abençoada, cheia de boas notícias.
Boa noite.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Algo mais

Eu separei alguns dias pra consagrar a Deus e me senti tão leve!!! Meu marido não sabia e me perguntou o que estava acontecendo comigo que eu estava tão tranquila rsrsrsr... 
A paz que Deus dá é algo incrível!!! Ele dá uma serenidade, uma firmeza, que é algo que só quem experimentou sabe o que é. Vc pode estar no meio de uma tempestade, mas se Deus te dê paz, vc nem sente a força dos ventos tentando de derrubar.
Eu lembro que quando eu estava orando pra conhecer uma pessoa que formasse uma família comigo, a esposa do meu pastor na época me disse que eu saberia quem seria o meu marido pela paz que Deus colocaria no meu coração quando eu o conhecesse. E foi isso mesmo. Eu senti uma paz, uma certeza, que me tranquilizou por completo. Não foi por acaso que casei em um mês rsrsrsrs...
Nos dias de hoje a maioria das pessoas está tão preocupada com as coisas desse mundo que esquece que existe algo mais. São pessoas que talvez não tenham o privilégio de conhecer a Deus de perto.
Elas só conhecem Deus de ouvir falar, pelo que os outros dizem, mas elas mesmas não têm experiências pra contar. 
Andar com Deus não é se privar das coisas como muita gente pensa. Não é ser careta, ultrapassado e ignorante. Andar com Deus é ser livre. Eu sou livre pra fazer o que eu quiser, mas eu só quero fazer o que me levar pra mais perto de Deus, pq o mundo inteiro pode falhar comigo, mas o meu Deus nunca. Com Ele tudo tem sentido, tudo tem próposito, tudo tem uma razão pra ser, ainda que eu não entenda.
Eu sei que nos piores momentos da minha vida eu encontrei refúgio no Senhor. E nos melhores eu vi as mãos de Deus sobre mim.
A depressão é uma doença e precisa de tratamento, mas muitas pessoas que não sofrem desse mal cometem suicídio ou fazem outros tipos de loucura por não aguentarem atravessar por momentos difíceis na vida. Mas com o crente é diferente. Aquele que crê em Deus e conhece a Sua palavra, ainda que todas as portas se fechem, que tudo dê errado, sabe que existe uma esperança, pq a última palavra não vem do homem, mas sim de Deus.
Eu lembro que quando meu marido abriu um negócio nos EUA não estava conseguindo muitos clientes. Ele estava preocupado, triste, e eu tb. Ele até estava cogitando fechar as portas pq as coisas não estavam fluindo. Mas um dia ele estava sentando no carro sozinho e orou ao Senhor. Ele orou com o coração quebrantado, com sinceridade, sabe??? E dalí ele saiu com uma paz e a certeza de que Deus cuidaria de tudo. Alguns dias depois uma pessoa que ele tinha ajudado há um tempo atrás ligou pra saber como ele estava, e ele contou que tinha aberto um negócio mas que as coisas não estavam indo bem. Esse cara, então, disse a ele que estava trabalhando em uma empresa muito grande e que iria falar com o seu chefe, mas que meu marido não se preocupasse pq trabalho não ia faltar. 
Gente, a partir daí Deus abençoou o trabalho das mãos do meu marido nesse negócio e as coisas aconteceram. 
É muito bom andar com Deus!!! É muito bom saber que não estamos sós, que existe algo mais, que mesmo que não entendamos completamente, não conseguimos viver sem. Eu queria poder mostrar a vcs o quão grande Deus é em minha vida. Eu queria que vcs enxergassem um pouco do Deus que eu vejo, só um pouco, pq vcs entenderiam do que eu estou falando.
Uma vez eu desafiei um amigo ateu a entrar no banheiro e fazer um propósito com Deus. Tipo, se Deus existe que Ele me dê um sinal. Eu não sei se ele tentou, com certeza não, pq eu não tenho dúvidas que no dia que ele tentar Deus vai responder. Esse mesmo desafio eu faço a vc que está lendo esta postagem e não acredita que exista um Deus que te ama e está de braços abertos pra vc. 
Busque a Deus que vc O encontrará.
Que o Senhor nos dê um final de semana abençoado.



quinta-feira, 8 de maio de 2014

A educação canadense

Oi gente, acabei de me sentar depois de um dia corrido... tô cansada!!! 
Eu assumo compromissos e depois fico toda enrolada!!! Eu deveria estar me dedicando somente ao estágio, mas fui inventar de fazer aula de "accent reduction" e ainda me inscrevi no skills connect que agendou quatro palestras online pra eu assistir nas quartas-feiras, ou seja, estou tendo que me virar nos trinta rsrsrsrs...
A aula de "accent reduction" é muito interessante. Não vou sair de lá falando perfeitamente, pq são poucas semanas, mas têm me ajudado. Sem contar que é muito divertido!!! Eu gostaria de filmar a aula pra mostrar pra vcs. Os meus colegas chineses são hilários!!! Fazem caras e caretas pra pronunciar as palavras, que pra eles é mais difícil. Eu me acabo de rir e eles riem também... Todos são muito gente boa!!!
Hoje um deles falou com a professora que queria que ela enviasse a ele alguns links e ela respondeu na brincadeira que ela poderia enviar desde que ele pedisse assim: Será que você poderia me enviar os links por favor. rsrsrsrsrs...
Ela não foi rude e nem ele. Na verdade, ele agiu com naturalidade pq é assim que acontece na China, de uma forma generalizada. Mas, por outro lado, a professora quis mostrar a ele que a maneira que falamos com as pessoas aqui é importante.
Falando de uma forma geral, o Canadá é um país altamente educado. Vc já percebe a educação das pessoas já no aeroporto. Aqui as pessoas pedem licença, desculpa, obrigado e por favor constantemente. É bem cultural. Minha filha, que está estudando aqui desde os três anos de idade, me impressiona com algumas atitudes. Por exemplo: quando eu a levei pra brincar na neve, ela me abraçou e me disse: Mãe, muito obrigada por me trazer aqui. Eu amei!!!
Claro que eu meu esposo ensinamos boas maneiras, mas muito das atitudes dela vêm da escola, da maneira como as crianças se comportam.
Voltando aos chineses, muita gente cria uma barreira contra eles, pq, de uma forma generalizada, eles não seguem a educação canadense e muitos deles agem como se ainda estivessem na China.
Porém, os chineses têm qualidades que poucas pessoas reconhecem. Eles são super família; dão muita importância a educação, no sentido escolar rsrsrs; geralmente não são malucos. Dificilmente vc vai encontrar chineses na Hastings usando drogas ou nas esquinas pedindo esmolas. Pelo menos, eu nunca vi. São trabalhadores e não têm nenhuma religião maluca. 
Eu moro numa região cheia de chineses e não tenho do que reclamar... mas muitos deles dirigem mal demais!!! rsrsrsrs... 
Pra finalizar este post eu queria compartilhar com vcs que eu tenho acompanhado as notícias do Brasil e tenho visto um país se deteriorando. Eu não sei como o Brasil vai ficar se o PT continuar no poder, pq a corrupção, a violência e a falta de respeito já passaram de todos os limites suportáveis. 
Enquanto eu estou morando num lugar seguro, com pessoas educadas e em uma sociedade mais justa, minha família e meus amigos estão tendo que lidar com o submundo. 
Há pouca semanas eu sonhei que o Brasil entraria numa crise política tão séria que muita gente iria correr para os consulados pedir vistos pra sair do país.
Foi só um sonho, mas pode ser um aviso. O tempo dirá.
Boa noite.

domingo, 4 de maio de 2014

Mais sobre o student loan

Tem algumas coisas que eu esqueci de mencionar no post anterior e eu acho que são relevantes pra quem quer estudar aqui.
1. Pra conseguir o loan tem que ser residente ou cidadão
2. O loan não é dado de acordo com o curso que vc escolher, ou seja, dependendo de quanto seu curso seja o loan não vai ser suficiente pra cobrir todos os gastos.
Pra quem não sabe existem colleges e universidades públicas com preços mais em conta do que as opções privadas... Sim, as públicas aqui são pagas. 
Por exemplo: Aqui em Vancouver nós temos o BCIT e o VCC que são colleges públicos e os seus cursos ficam na faixa dos $12.000. Mas cursos semelhantes oferecidos por colleges particulares saem na faixa dos $36.000.
Eu não tive problema pra ser aceita no BCIT, mas eu soube que, dependendo do curso, pode haver uma certa dificuldade pra conseguir uma vaga. E tem que ficar de olho nas datas, pq aqui os alunos começam a se registrar com muita antecedêcia, quase um ano antes do programa começar.
Eu lembro que comecei a mandar os meus documentos em dezembro de 2011 pra começar o programa em setembro de 2012.
3. Depois que vc começa a estudar vc pode aplicar pra bursaries, que são ajudas financeiras, e scholarships, que são por mérito. Eu consegui bursary por duas vezes e o dinheiro me ajudou muito!!! mas o scholarships são mais difíceis, são poucos pra muita gente. E tem scholarships específicos como pra negros, pra deficientes, pra nativos, pra quem estudou em uma determinada escola, enfim...
Agora tem uma coisa interessante: quando eu recebi o bursary pela primeira vez veio uma carta me recomendando que eu agradecesse por escrito pelo dinheiro recebido. Achei justo e fiz uma carta de agradecimento e nela eu expliquei no que o dinheiro seria gasto. No natal o BCIT me escolheu pra receber uma cesta cheia de coisas, depois o segundo bursary veio com quase o dobro do primeiro e, pra completar, o governo me deu o tal desconto de quase $10.000. Eu não sei pq eu recebi esse desconto ou fui escolhida pra cesta de natal, mas eu penso que o BCIT seleciona alguns nomes de estudantes que têm boas notas e que precisam do dinheiro. E eu acho que o fato de ter escrito a carta de agradecimento contribuiu pra colocar o meu nome na lista. Eu tenho uma colega de sala que tem uma situação financeira até pior do que a minha e não recebeu desconto algum.
4. Se vc escolhe um curso que custa $12.000 dois anos, a sua dívida não vai ser de $12.000 pq o loan , quando vc recebe todo, não é somente pra pagar a tuition, tb é pra ajudar com os livros, transporte, e gastos em geral, então a dívida no final do curso fica em torno dos $37.000.
Será que vale a pena assumir uma dívida desse tamanho??? Eu ainda não sei. Eu só vou saber nos próximos meses. Mas uma pessoa que segue o meu blog me disse que uma amiga dela se mudou pra Edmonton, conseguiu um super emprego e está super bem depois que se formou aqui. E alguns amigos me disseram que se vc se mudar pra regiões muito frias do Canadá e com pouca mão de obra o seu loan é quitado. Disso eu não sei com certeza, mas deve ser um bom negócio pra quem é solteiro, né??? 
Que Deus abençoe a nossa semana. Boa noite.