"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sexta-feira, 19 de junho de 2015

Na fase das entrevistas

Oi gente, demorei um pouco pra escrever com a esperança de ter boas notícias em relação a minha busca por emprego, mas ainda não rolou nada de concreto. Tenho tido várias entrevistas e nessa última semana eu tive duas que me deixaram bem esperançosa. Saí dessas entrevistas com a tranquilidade de quem fez um bom trabalho. Infelizmente ainda não tenho resposta, mas eu continuo confiando que Deus vai abrir a porta certa na hora certa.
Nesse processo de procura por trabalho eu tenho aprendido muito!!! Primeiro a ter paciência e confiança. Segundo: cada entrevista é de um jeito e o que dá certo em uma pode não dar em outra. Terceiro: eu preciso trabalhar mas não estou procurando "qualquer coisa". Por exemplo: fui a uma entrevista que a pessoa que estava me entrevistando foi tão esnobe que mal olhava pra minha cara... acho que ele nem me olhou nos olhos. Saí de lá pedindo a Deus que não desse certo. Um clima ruim, sabe???
Em contrapartida tem lugares que a energia é tão boa, como a minha última entrevista, que dá uma vontade de implorar pra ser contratada rsrsrsrs... Mas eu sei que não é a minha vontade que tem que ser feita, mas a vontade de Deus pra minha vida. As vezes o que parece bom aos nossos olhos não é bom aos olhos de Deus, pq Ele sabe exatamente o que vai acontecer mais pra frente.
O primo de Abraão, Ló, olhou para as campinas do Jordão - lugar lindíssimo, parecia o jardim do Éden - e resolveu ir pra lá. Mal sabia ele que era um lugar de destruição.
Nós que cremos em Deus não podemos ser levados pela aparência, nós temos que pedir o direcionamento do Senhor, pq Deus não olha como o homem, mas Ele olha o coração. 
"..porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração." 1Samuel16:7 
Mudando de assunto, hoje eu tive um dia mega corrido!!! Pela manhã eu fui a uma festa na escola de minha filha, despedida a uma das professoras de hebraico que estava se aposentando. Chorei litros!!! rsrsrss... Muito lindo ver o amor das crianças por ela e o respeito e consideração da escola pela profissional que estava saindo. Cantaram um música maravilhosa em hebraico!!! eu não entendi nada, mas chorei que não parava de tão lindo que era rsrsrsrsrs. `As 1:30 minha filha se apresentou num "talent show" e eu não podia perder... Tive que ir, né??? rsrsrsr
Depois vim pra casa correndo deixar tudo organizado pra o estudo bíblico e segui pra o último Shabbat da escola que estava marcado em um parque.
Era pra eu ficar no Shabbat somente uns 40 min pq eu tinha o estudo bíblico em casa. Eu tinha deixado a comida até pronta, mas três famílias me disseram que não poderiam vir e as outras não confirmaram, então, eu acabei desmarcando :( Pelo menos não vou ter que cozinhar amanhã :(
Como eu fiquei livre  aproveitei o Shabbat e tive um final de tarde super agradável. Fiquei sentida pq é sempre bom reunir os amigos pra falar das coisas de Deus, mas eu ainda tenho esperança de que Deus enviará mais pessoas com a mesma sede que eu :)



Bom, vou ficando por aqui. Que Deus abençoe o nosso final de semana e nos dê uma semana de vitórias.
Boa noite a todos.


sexta-feira, 12 de junho de 2015

As ondas da vida

A nossa vida é cheia de altos e baixos... pelo menos a minha é rsrsrs... E os baixos podem ser como ondas que as vezes vêm com toda força pra nos derrubar. 
Quando estamos no mar e vemos as ondas vindo a gente entende que é um movimento natural da natureza. É bonito vê-las vindo e se desfazendo na areia com aquela espuma branquinha!!!
Elas parecem tão inofensivas, é como uma brincadeira de criança, mas podem afogar. Quem nunca brincou com as ondas??? Quem já foi pra praia sabe bem como é gostoso brincar no mar, mas tb o quanto pode ser perigoso. Uma onda mais forte pode te jogar no chão e até mesmo de puxar pro fundo.
 Eu mesma, nascida e criada na Bahia, não tenho nem ideia de quantos caldos tomei na vida e de quantas vezes lutei pra sair da correnteza que me puxava pro fundo. 
Mas enfim, o que eu estou querendo dizer aqui é que eu estou sentindo agora a força do mar (espiritual) querendo me jogar no chão, mas estou buscando em Deus forças pra permanecer de pé.
É como se as dificuldades que estou enfrentando fossem como ondas querendo me derrubar e me puxar pro fundo. Graças a Deus eu creio em Deus e NEle eu tenho buscado forças pra nadar conta a correnteza e respirar quando a água quer me sufocar.
Mesmo sem querer eu me pego questionando o pq das coisas não estarem acontecendo ou fluindo como eu acho que deveriam estar e fico tentando entender o agir de Deus, buscando sinais de que Ele está me direcionando, querendo ouvir Sua voz.
Há pouco eu desejei poder me comunicar com Deus pelo messenger rsrsrssrs... tipo digitar as minhas perguntas e receber as respostas instantaneamente como uma conversa entre amigos no Facebook.
Aí, vc pode dizer - como eu ouvi dentro de mim - que nós podemos falar com Deus através da oração. Verdade, mas a resposta nem sempre vem de imediato. 
Eu sei que quando Deus está em silêncio é pq Ele está trabalhando e não é o tempo das coisas acontecerem. Mas eu tb sei que controlar a ansiedade e o emocional não é fácil. 
Eu converso muito com Deus, principalmente quando estou dirigindo e sozinha. E nessa última semana eu tenho batido altos papos com Ele, quero dizer, eu falo o que estou sentindo e na hora me vem versículos bíblicos na cabeça. Por exemplo: Eu estava expressando a minha tristeza por não ter conseguido um trabalho ainda e na hora me veio na mente: E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28
Ou seja, era como se Deus estivesse me falando que até nas portas fechadas eu deveria estar feliz, pq Ele estava direcionando a minha vida pro melhor.
Teve um dia que eu estava brava e pensei comigo que eu iria parar de orar. Na mesma hora veio: 
Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença?
Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás.
Salmos 139:7,8
Ou seja, eu não tenho como fugir da presença do Senhor pq Ele está onde eu estou, eu sou DEle e Ele habita em mim. 
E Deus me ensinou que eu devo ser agradecida em todas as circunstâncias, independente de quais sejam: Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. 1Tessalonicenses5:18
Eu sei que não é fácil, mas ninguém disse que seria, né??? rsrsrsrs...
Tem feito dias lindos aqui. Hoje mesmo eu estava num churrasco na casa de uns amigos israelenses e fiquei contemplando o azul perfeito do céu, a beleza da árvores e fiquei meditando na bondade de Deus em ter me trazido pra cá. Só o fato de estar viva, com comida na mesa, com filha saudável é motivo mais do que suficiente pra estar feliz. Infelizmente a gente sempre encontra um obstáculo ou um "porém" pra nos abater.
 Mas eu resisto a tristeza mais uma vez e digo: "Minha alma engrandece ao Senhor
e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador..."
Lucas 1:46,47
Tenham um resto de semana abençoado.

domingo, 7 de junho de 2015

A visão do canadense

Ontem eu acompanhei uma discussão no Facebook de uma amiga sobre a nova lei que cria cidadão de segunda categoria aqui no Canadá e ela levantando a questão do preconceito e da discriminação silenciosa que existe aqui, no ponto de vista dela.
Coincidentemente, hoje pela manhã na igreja, eu fui convidada pra um barbecue na casa de uma família canadense... canadense mesmo!!! uma senhora de 84 anos, branca, nascida e criada numa fazenda em Alberta. Eu, meu marido e minha filha éramos os únicos latinos. Os outros convidados eram membros da família dessa senhora, todos canadenses brancos.
Como eu tinha na cabeça a conversa do Facebook eu aproveitei a oportunidade e perguntei as pessoas que estavam na mesa como elas se sentiam em relação a grande quantidade de imigrantes aqui no Canadá e a resposta foi bem honesta e completamente de acordo com o que eu penso.
Uma senhora tomou a palavra e me disse que gostava de conviver com a diversidade, porém, ela não concordava que as pessoas viessem pra cá sem se esforçar o mínimo pra aprender e se adaptar a cultura local impondo seu próprio jeito de viver, pq o Canadá em pouco tempo perderia a sua identidade.
A dona da casa completou dizendo que era importante manter a nossa língua, no caso o português, a nossa origem, mas que virássemos canadenses de fato tb.
Outro ponto importante, que explica bem essa nova lei de cidadania, é que eles falaram que muitos "canadenses", filhos de muçulmanos, estavam saindo daqui pra se juntar ao grupo terrorista ISIS, lutando contra soldados canadenses e que eles achavam um absurdo que essas pessoas tivessem o direito de voltar pra cá como cidadãos do país.
Gente, eu concordo plenamente!!! É claro que eu não queria ser cidadã canadense de segunda categoria, mas algo tem que ser feito pra tirar a cidadania de quem não merece.
Eles tb citaram o alto preço dos imóveis aqui. Segundo eles não é justo que os chineses comprem casas e apartamentos. elevando o preço do mercado, e deixem tudo vazio aqui. Só na rua da casa que estávamos tinham quatro casas grandes vazias, pq os chineses compram, provavelmente, pra tirar o dinheiro da China e colocar aqui, e continuam a viver lá.
Agora se vc me perguntar se eu sinto algum tipo de discriminação e preconceito por ser imigrante aqui eu te digo com muita tranquilidade que não. Sim, é mais difícil pra mim conseguir emprego??? é sim!!! mas eu penso que é pela cultura de dar preferência a quem se conhece e não pelo fato de ter vindo do Brasil.
Eu morei 8 anos nos EUA e NUNCA, NUNCA fui convidada por uma família americana pra passar a tarde com eles como sou convidada aqui.
Eu tenho uma amiga que fez mestrado aqui na UBC e ela se sentiu excluída. Pra falar a verdade ela sofreu muuuito!!! Primeiro pq ela já estava na casa dos 40 e a maioria da turma era de jovens. Segundo pq todos falavam inglês fluentemente e ela tinha dificuldades e o sotaque pesado. Graças a Deus ela conseguiu enfrentar as adversidades e concluiu o curso bem. Mas eu penso que nesse caso não foi preconceito por ela ser imigrante, mas sim por ela não ter o perfil da turma e isso poderia acontecer em qualquer lugar.
Outra amiga minha, tb fazendo mestrado, está sentindo muito preconceito e discriminação na turma. Ela, que foi a da discussão do Facebook, está enxergando o Canadá de uma forma totalmente diferente do que eu vejo.
Gente ruim existe em todo lugar, disso eu não tenho dúvida, mas não podemos deixar que uma situação ou uma pessoa afete a imagem de um país que acolhe tão bem as diferenças.
Nas últimas semanas acompanhei várias discussões sobre a tal propaganda gay do Boticário e fiquei super chateada de ver como as pessoas generalizam tudo. Bastou um grupo ou um pastor criticar a propaganda pra que todos os evangélicos fossem tidos como homofóbicos e fundamentalistas. Eu sou cristã, evangélica, protestante e respeito os homossexuais. 
Jesus abraçou as diferenças e amou pessoas rejeitadas pela sociedade da época. Jesus nos ensinou a amar o próximo, então, quem sou eu pra dizer quem está certo ou errado??? Meu papel é conhecer as escrituras, deixar Deus trabalhar no meu caráter e pregar o amor DEle. Amo o direito que eu tenho de ser cristã então eu tenho que proteger o direito das pessoas de serem o que quiserem. Cada um no seu quadrado.
Só pra encerrar, hoje eu vi um milagre. Uma filipina veio pra cá há quatro anos e meio trabalhar como caregiver pra ajudar a sua família a sair da pobreza, conseguir os documentos e trazê-los pra cá. Quando eu estava na igreja o meu marido veio com lágrimas nos olhos e me disse que a família dela tinha chegado. Gente, eu fui falar com eles e não segurei as lágrimas... Quatro anos de espera, quatro anos longe do marido e dos dois filhos, quatro anos orando, quatro anos pra poder ter a família reunida no Canadá... Glórias a Deus!!!
Talvez vc pense que ela fez uma loucura e que vc não faria de jeito nenhum, mas eu vou te dizer que essa mulher lutou pra dar uma vida melhor pra seus filhos. Ela os tirou da pobreza extrema das Filipinas e os trouxe legalmente pra viver nesse país maravilho!!! Ela foi uma guerreira e Deus deu a ela a vitória.
Que o Senhor abençoe a nossa semana.

sábado, 6 de junho de 2015

Dividindo com vcs um pouco da minha semana

Olá amigos blogueiros, acabei de chegar de mais um grupo de estudo bíblico. Hoje um amigo meu de Honduras trouxe a palavra. Ele falou em cima da vida de José do Egito e foi muito edificante. Meditamos em como Deus permite momentos difíceis em nossas vidas pra que sejamos instrumentos em Suas mãos para um objetivo maior.
"Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos."Gn50:20
O versículo acima está no final do livro de Gênesis quando José fala aos seus irmãos que tudo de ruim que eles tinham feito com ele Deus transformou em bênção pra que José pudesse salvar a vida de muitas pessoas. Ou seja, ainda que José não merecesse passar por tamanho sofrimento - ser vendido como escravo e preso injustamente - Deus estava com ele e tinha um plano. Nada tinha acontecido por acaso.
Assim tb é o agir de Deus nas nossas vidas. Ainda que não entendamos os vales e as tempestades que enfrentamos, a nossa confiança tem que estar em Deus, pq Ele está sempre trabalhando ao nosso favor.
Hoje eu liguei pro primeiro pastor que eu tive na vida. Foi o homem que Deus escolheu pra me ensinar a bíblia e a ele eu devo tudo o que eu sei. Em um mundo de tantos falsos ensinamentos com igrejas, padres, pastores que não ensinam nada, Deus escolheu um homem preparado e sincero pra ministrar sobre a minha vida.
Eu lembro de sentar bem na frente da igreja e ficar admirando esse pastor contando as histórias da bíblia com muita paixão e verdade. Por inúmeras vezes eu fui `as lágrimas, pq a palavra entrava no meu coração queimando.
Eu tinha vindo de uma família católica e as missas que eu frequentava não tinham "vida". Era algo automático, repetitivo, sem graça. Mas quando eu comecei a frequentar a igreja protestante desse pastor eu descobri um mundo novo. 
Não era religião, não era uma denominação, era bíblia, palavra de Deus pra que eu tivesse um relacionamento de intimidade com o Senhor.
Com esse pastor eu aprendi a "devorar" a bíblia e a importância de conhecer as escrituras pra não me deixar ser enganada pelos falsos ensinamentos. Graça a seriedade dele eu me tornei muito responsável com as coisas de Deus e passei a ensinar o que eu aprendi. Todos que já estudaram a bíblia comigo, como os jovens do interior de MG, só não aprenderam se não quiseram, pq tiveram acesso a verdade das escrituras.
Esse pastor me disse com o orgulho de um pai falando com a filha que ele estava muito feliz de ver que o tempo tinha passado, que muitas coisas tinham acontecido comigo, mas eu permaneci firme e constante na obra de Deus. E eu fiquei muito feliz!!! em poucos segundos eu lembrei que meus últimos 7 anos de vida desde que eu saí dos EUA não foram fáceis, mas o Senhor guardou o meu coração e a minha fé não foi abalada, graças a Deus. Saí da igreja dele em 2008 quando voltei pro Brasil, mas nunca mais me deixei ser levada por nenhum ensinamento que não tivesse de acordo com a bíblia.
Bom, amigos, mudando de assunto, eu gostaria que vcs soubessem que essa semana eu tive 4 entrevistas de trabalho. Ainda não rolou nada de concreto, mas eu tenho visto as mãos de Deus sobre a minha vida e eu sei que na hora certa Deus vai abrir a porta certa.
Outra coisa que me deixou bem feliz foi que no domingo passado o pastor da igreja me convidou pra trazer uma palavra no retiro espiritual que teremos na primeira semana de julho. Gente, me senti muito honrada!!! eu não imaginava que eu fosse convidada pra ministrar em inglês numa igreja batista canadense. Eu não confiava no meu inglês pra isso, mas eu vi que eu não preciso de um inglês perfeito quando é Deus que vai falar através de mim. Eu posso até errar no idioma, mas com certeza Deus vai traduzir tudo pra quem precisa ouvir a palavra entenda num inglês perfeito.
Vou ficando por aqui.
Tenham uma semana abençoada.