"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Sl37: 4-5















sábado, 27 de agosto de 2016

Eu e a seleção

Olá amigos blogueiros, a minha vida tem sido uma correria só, principalmente depois dessa história de achar cabeleireiros para trabalhar no Canadá... Gente, já respondi centenas de mensagens... sem brincadeira!!! Tô morta!!!
Muita gente tem entrado em contato, tem demonstrado interesse em vir, mas poucos têm chance real de conseguir a voga pela falta do inglês.
No site eu coloquei bem claramente que o candidato(a) deveria falar inglês e saber cortar cabelo masculino. Simples demais, né??? parece que não tão simples quanto eu esperava :) Recebi muitas mensagens do tipo: 
"Tenho todos os requisitos menos o inglês"
"Será que a empresa poderia pagar o meu curso de inglês?"
"Eu não sei falar inglês, mas vou dar uma olhada na internet..."
"Minha mulher corta cabelo, depila, faz sobrancelha,  mas não fala inglês"
"Eu quero muito ir, mas não falo inglês"
Mas isso não é nem a pior parte, pq eu até entendo que as pessoas queiram tentar mesmo sem poder. Eu mesma seria uma das que tentaria aprender inglês e cortar cabelo em um mês pra participar dessa seleção rsrsrsrss... O pior é receber mensagens de pessoas que moram aqui com afirmações baseadas nas experiências delas, tipo:
"O Canadá não precisa de cabeleireiros, eu vejo os salões vazios!"
"Tem muitos salões aqui e os cabeleireiros pagam pra alugar as cadeiras"
"Isso deve ser tráfico humano"
"Esse salário é muito baixo e ninguém aqui recebe isso"
"Como essas pessoas vão vir se aqui é preciso ter licença"
Eu lembro que quando eu comecei a frequentar igreja, há muuuitos anos atrás, eu observava o comportamento das pessoas e como o pastor tinha que ter jogo de cintura pra lidar com tanta gente diferente, de culturas diferentes, de jeito de ser diferente e eu pensava comigo: Deus me livre trabalhar com muita gente!!! é melhor lidar com computadores e animais do que ter que me relacionar com pessoas rsrsrssr... 
Por causa de todas essas perguntas malucas eu tive que aprofundar as minhas pesquisas em todos os sentidos. Mergulhei nas leis de imigração, nas leis de contratação de estrangeiros, busquei mais informações sobre a empresa... eu visitei sites de processos na justiça e vasculhei se a empresa tinha alguma pendência, se havia algum escândalo com empregados, enfim, fiz o meu "dever de casa". 
O que acontece é que o Canadá é um país muito grande mas a maior parte de sua população está concentrada em Toronto e Vancouver. As demais cidades têm uma carência muito grande de mão de obra. A gente sabe que os skilled workers que chegam com PR não querem morar em lugares distantes por causa do frio e da menor oferta de emprego, mas existe vida nesses lugares, acreditem, existe vida!!! Se eu estivesse chegando hoje no Canadá sem PR eu não viria pra Vancouver... quer dizer, eu até viria pq a gente acaba acreditando que chegando aqui as coisas são diferentes e a gente dar um jeito rsrsrsr... Mas a verdade é que não é fácil. A média salarial aqui é muito baixa pro custo de vida e, de uma forma geral, pra conseguir a residência pelas leis atuais vc tem que ter uma oferta de trabalho nos NOCs A, B ou O. Complicado pra quem chega com o dinheiro contado e sem a experiência canadense.
Essas empresas que contratam pessoas de fora geralmente precisam de empregados nas cidades mais distantes. Sim, o salário inicial não é nenhuma maravilha, mas o custo de vida desses lugares é mais baixo tb. Sem falar que é uma chance de ouro pra quem tem os skills, mas nunca teria as condições financeiras pra imigrar legalmente pra cá. Sinceramente, se eu não tivesse dinheiro e nem chances legais de imigrar eu toparia na hora!!! em dois anos com a residência nas mãos eu faria o que quisesse da minha vida.
Mas enfim, cada qual é cada qual... O que eu posso dizer é que eu estou muito feliz com as surpresas que Deus tem preparado pra mim. Eu faço meus planos, eu traço meus caminhos, mas de repente as mãos invisíveis do meu Deus vêm e mudam tudo. O que era deixa de ser e Ele faz tudo novo.
A melhor coisa desse mundo é saber que a minha vida está nas mãos dAquele que tem todo o poder e sabedoria e é Ele que tem me guiado.
Não sou eu que vivo, mas Cristo vive em mim e tudo que eu faço é dEle, por Ele e para Ele.
Uma semana abençoada para todos nós.

domingo, 21 de agosto de 2016

Como eu fui entrar nessa

Olá amigos, minha vida tem estado super corrida, mas eu quis dá uma parada pra compartilhar com vcs algumas novidades.
Primeiro minha irmã regressou para o Brasil na última sexta e nos deixou com o coração apertado :(. Diz ela que vai voltar e eu espero que sim rsrsrs, mas o visto que ela pediu ainda não saiu. Infelizmente o lugar que eles fizeram os exames médicos esqueceu de mandar pra imigração os resultados e o que era pra ter sido resolvido há um mês atrás ainda não foi. Enfim, Deus está no controle e essa ida dela ao Brasil veio numa boa hora e vcs vão saber pq.
Há algumas semanas atrás um colega de meu esposo deu o meu nome como referência para um mega empresário do Canadá que estava procurando cabeleireiros profissionais para trabalhar em suas empresas.
Foi difícil conseguir conversar com ele pq ele é uma pessoa muito ocupada, então eu tentei e como não consegui resolvi deixar pra lá. Tenho dentro de mim que se uma coisa não acontece é pq Deus não quer e Ele sabe de tudo. Deixei uma mensagem no celular dele dizendo como ele poderia me achar e esqueci o assunto. Mas pra minha surpresa depois de alguns dias ele me ligou e perguntou se eu trazia pessoas do Brasil pra cá e eu respondi que não, que eu tinha acabado de abrir uma agência pra trazer estudantes, mas que eu gostaria de ouvir o que ele queria pq eu estava aberta a propostas. Ele, então, me explicou que sempre trazia imigrantes para diferentes províncias do Canadá e Austrália e tinha acabado de trazer 65 profissionais das Filipinas, mas ele tinha uma funcionária brasileira muito boa e, por causa dela, ele gostaria de tentar trazer do Brasil tb. 
Achei a ideia fantástica pq eu sei que muita gente sonha em vir e não tem condições ou não consegue uma empresa pra fazer a documentação.
Porém, como brasileira desconfiada que sou, eu não me animei logo de cara. Eu precisava de mais informações pra ter certeza onde eu estava me metendo e fui atrás de dados sobre a empresa, sobre a pessoa que falou comigo e sobre o que ele estava oferecendo. Eu jamais gostaria de me envolver com alguém que praticasse crimes ou tivesse o hábito de maltratar ou explorar funcionários. Mas tudo o que eu pesquisei até agora foi positivo, inclusive pq pra ter o direito de trazer estrangeiros através do LMIA a empresa precisa pagar o salário de acordo com a categoria e ter um histórico limpo com o governo. Isso me deixou mais tranquila e eu continue a conversar com ele.
Decidimos então que eu buscaria no Brasil, ou até mesmo aqui, cabeleireiros especializados em corte masculino, experientes, com um bom nível de inglês e que quisessem assumir um contrato de dois anos pra trabalhar em alguma das províncias do Canadá.
Aproveitando que minha irmã está no Brasil, especificamente no RJ, eu pedi que ela visitasse as escolas de cabeleireiros pra encontrar os candidatos, o que ela vai fazer essa semana. Assim que tivermos um grupo bom eu irei ao Brasil com o tal empresário para que ele selecione pessoalmente as pessoas que ele vai trazer. O local e a data da seleção só será definido quando tivermos o primeiro grupo de candidatos formado, mas pela procura acho que vai ser em breve.
Esse é um projeto piloto, é um teste, se a empresa gostar do resultado eles vão fazer mais seleções lá. Por isso eu peço a vcs que me ajudem em oração pra que Deus coloque as pessoas certas nesse processo e elas saibam aproveitar essa oportunidade.
A gente sabe que o Canadá é um país frio, que a vida longe de casa nem sempre é fácil e que muitos brasileiros não sabem apreciar a cultura de educação e respeito de um país como o Canadá. Mas nós também sabemos que o nosso povo é trabalhador e criativo, onde a gente chega a gente se sobressai pelo trabalho duro.
Enfim, gente, é um novo desafio que o Senhor tem colocado nas minhas mãos, é tudo muito novo, mas eu estou confiante que é um plano de Deus pra abençoar pessoas que não tinham como vir e agora têm.
Espero em Deus que dê tudo certo.
Quero deixar claro que não está havendo nenhuma cobrança de dinheiro para os candidatos, a seleção será totalmente gratuita, ao contrário do que acontece nas Filipinas, onde os candidatos pagam pra participar e ter a chance de imigrar legalmente.
Aqui é cheio de Filipinos, pelo menos em BC tem muitos. As vezes eu penso que eles descobriram o caminho das pedras :) Mas na verdade é mais fácil pra eles pq muitos já falam inglês fluentemente. Mas, enfim, vamos ver como os brasileiros se saem nessa. Quando eu tiver mais novidades coloco aqui.
Uma semana cheia de bênçãos para todos nós.
O link com detalhes dessa seleção é esse aqui: gonorthsa.com/cabeleireiros-canada/?lang=pt-br


domingo, 14 de agosto de 2016

Eu e o meu inglês

Hoje eu tinha que gravar um video pra uma apresentação oral do curso que eu estou fazendo... Sim, gente, eu me meti em mais um curso!!! como se minha vida já não fosse cheia eu ainda invento coisa rsrs... Mas, enfim, tô estudando e tinha que fazer um video todo em inglês e foi traumatizante!!! tive que repetir o video umas 5 vezes pq o meu inglês é HORRÍVEL!!! Quando a gente fala até parece que tá mandando bem, mas quando vc se ouve... Sabe quando vc ouve os indianos ou chineses conversando e vc pensa "nossa, que sotaque carregado!"??? Pois é, eu sempre penso isso mas hoje eu vi que não estou muito longe deles não!!! ooooohhhhh bagaceira!!! Se eu tivesse dinheiro e tempo sobrando ia fazer umas aulinhas com uma fono, pq o negócio é sério!!!
Por mais que eu saiba identificar os erros na fala eles simplesmente saem da minha boca e quando eu vi já falei. E o pior é que meu cérebro acusa o erro logo que eu falo mas ai não tem como voltar atrás.
Abençoadas são as crianças que chegam aqui sem falar nada e em poucos meses falam como canadenses, sem sotaque algum e ainda nos corrigem.
Agora eu fico pensando se eu, que tenho anos morando fora do Brasil, me sinto assim, imagine quem tá chegando agora. Não é fácil!!! mas não desanimem, pelo menos nós não somos os únicos com sotaque nesse caldeirão cultural que é o Canadá. Tem gente de todas as partes do mundo e todos os sotaques e, de uma forma geral, as pessoas respeitam e levam numa boa. Acho que nós mesmos temos mais preconceito do que os próprios canadenses.
Uma das comparações que eu faço entre a minha vida aqui e o período que eu morei nos EUA é a forma como os nativos em inglês lidam com quem não é fluente. Nos EUA se vc não se faz entender o americano, de uma forma geral, não tem paciência, viras as costas e não te dá a mínima. Já aqui as pessoas tentam te entender, são mais atenciosos, educados e querem ajudar.
É claro que gente ruim e boa existe em qualquer lugar, mas de uma forma geral o pessoal aqui é mais bacana.
Já ouvi muita gente criticando os chineses que não se esforçam em aprender o inglês, mas na verdade os que não falam inglês são os mais idosos. Sim, eu concordo que todos que querem viver aqui devem falar o idioma, mas deve ser bem complicado pra quem falou chinês a vida toda, uma língua completamente diferente do inglês, chegar aqui e aprender. Os jovens falam inglês e se esforçam pra isso. Já tive vários colegas chineses e todos falavam inglês fluentemente. Mas eu penso que o preconceito em relação aos chineses aqui é igual ao preconceito dos americanos em relação aos mexicanos. Por mais americano que um mexicano possa ser ele sempre vai ser mexicano e aqui é assim. Por mais canadense que um chinês possa ser ele é visto como chinês e a culpa do alto custo de vida e de todos os atos de barberagem e mal educação é sempre deles.
Bom, gente, eu nem tenho novidades pra contar.A minha vida tá uma loucura ultimamente e não tenho feito nada além de estudar e trabalhar. Mas glórias a Deus por isso, pq até aqui o Senhor tem me sustentado e me guardado. Ele é um Deus fiel e nada acontece que não seja a vontade dEle.
Sexta que vem minha irmã tá regressando ao Brasil e eu vou ficar com o coração pequenininho. Mas estou confiante que o meu Deus está no direcionamento de tudo e o melhor pra minha irmã e sua família vai acontecer segundo a vontade de Deus pra vida deles.
Uma semana abençoada para todos nós.

domingo, 7 de agosto de 2016

Mais uma cirurgia

Olá amigos, como o título do post já diz eu vou passar por mais uma cirurgia mês que vem. Graças ao meu bom Deus não é nada muito sério.
Quando eu fiz uma mastectomia bilateral em 2011 devido a um câncer de mama eu passei pela reconstrução dos seios no mesmo dia e o método utilizado foi o preenchimento dos seios com um implante de silicone de água salina inflado aos poucos no decorrer das semanas através de um tubo. Como já faz algum tempo eu não sei ao certo quantas semanas foram necessárias pra deixar os seios no tamanho que eles são hoje, mas eu lembro que todo o processo foi cansativo e quando terminou, e eu ainda tinha o tratamento de quimioterapia pela frente, eu pedi ao médico que me desse um tempo antes de realizar uma nova cirurgia para retirada do tubo de dentro de mim. Eu queria descansar de tudo aquilo!
Porém o que eu não esperava era que o cirurgião plástico fosse morrer naquele período que eu pedi pra esperar. Ele faleceu num acidente de carro e como eu estava vindo pro Canadá preferi deixar os tubos dentro dos meus seios até decidir o que fazer. Enfim, o tempo passou, eu vim pro Canadá e logo na minha primeira consulta com a oncologista do BC Cancer Agency, os médicos que me examinaram sentiram os tubos e me encaminharam pra uma cirurgiã plástica pra que fossem retirados. Não era um risco, mas eles não queriam que eu mantivesse os tubos dentro de mim. Isso foi em 2012. Em pouco tempo, questão de 2-3 meses, a clínica me chamou pra uma consulta, mas a lista de espera para a cirurgia de fato era de um ano pra mais. Isso mesmo!!! Lembrem que o sistema daqui é público!!! coisas simples demoram pra ser resolvidas. Não é como no Brasil que vc paga e passa na frente.
Só pra dividir com vcs, mês passado deu um probleminha nos exames de imigração de meu cunhado e o médico precisou encaminha-lo pra um nefrologista pra ter certeza que não era nada demais, mas o tempo de espera pra ver um era de aproximadamente três meses. Como o meu inglês é melhor do que o dele eu liguei pra TODOS os nefrologistas de Vancouver e ouvi todos os "não" que vcs possam imaginar. Então eu, pra testar, perguntei se não fosse pelo sistema, se fosse pagando, ele seria atendido com alguma prioridade e todos me responderam que o atendimento era prioritário só era dado pra pacientes sérios. E eu perguntei o que seria um paciente sério.... Vcs sabe o que seria um paciente sério??? Pois as secretárias me disseram: falência dos rins!!! caso de morte.
Sem sucesso eu apelei pro médico que ia dar o encaminhamento e eu penso que ele contactou algum amigo dele, pq conseguimos a vaga em poucos dias. 
Bom, voltando ao meu caso, eu esperei a fila e quando eles me chamaram eu estava no meio do meu curso no BCIT e não dava pra parar minha vida toda pra fazer uma cirurgia e eu pedi pra esperar. A recuperação dessa cirurgia de seio é muito chata e dolorida e
Mas em março desse ano, no final do meu tratamento com o tamoxifeno, a médica voltou a me encaminhar pra cirurgiã plástica para retirada dos tubos e semana passada eles me chamaram pra consulta. A médica que eu tinha visto a primeira vez estava viajando e a substituta disse que poderia me operar mês que vem se eu quisesse. Na hora eu pensei em não aceitar, pq eu estou enrolada em mil coisas: trabalho, nova empresa, vida, enfim, mas eu tb pensei que não dá pra ficar adiando isso pra sempre e resolvi aceitar.
Não conheço a médica, pq é difícil vc ter referências em um país que não é o seu, mas a gente vai na fé de que Deus tá no controle e nada acontece que não seja a vontade dEle. A médica até comentou comigo que tinha acabado de chegar dos EUA e que nunca deixaria um parente seu fazer uma cirurgia lá, pq ao mesmo tempo que existem médicos muito bons existem muito ruins tb e ela estava impressionada com a incompetência médica de lá. Segundo ela aqui no Canadá não existe isso. O sistema pode ser um pouco demorado mas funciona e os médicos daqui são bons. Ela acredita que o Canadá não forma açougueiros.
Good to know!!! :)
Mas mesmo com tudo isso eu só tenho a agradecer a Deus, pq Ele tem colocado pessoas maravilhosas no meu caminho, gente que de forma direta ou indireta tem feito minha vida melhor. 
Ontem participei de mais um food bank e para honra e glória do Senhor muitos amigos meus têm se juntado a mim nesse projeto. O meu sábado é um dos poucos que nunca falta voluntário, pq os meus amigos estão sempre lá :)
Que Deus abençoe a sua vida e te use pra iluminar a vida de outras pessoas. 


segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Imigrar nem sempre é fácil!

Desde que a crise se agravou no Brasil eu tenho visto o número de brasileiros aqui em Vancouver aumentar consideravelmente e tenho acompanhado as lutas de algumas famílias. 
A verdade é que não existe uma fórmula mágica para o sucesso como imigrante, o que funciona pra um pode não funcionar pra outro e nenhum conselho vai servir pra todo mundo. Mas como eu já imigrei duas vezes eu posso dizer o que eu acho de uma forma generalizada.
A imigração dos sonhos é aquela que você já chega no país empregado, com a residência permanente e com uma poupança boa no banco. Essa sem dúvida é a melhor forma de se imigrar, mas não é a realidade da maioria... infelizmente!!!
Então quem não tem os pontos suficientes pra já entrar no Canadá como permanente residente apela pro "plano B": vem como estudante internacional pra tentar ficar. E esse é um caminho muito caro!!! 
Se a pessoa vem sozinha pode até encarar um quartinho pra morar, economiza na comida, aperta de um lado, de outro, trabalha nas madrugadas, se vira!!! Mas quando a pessoa vem com família cada centavo vale ouro!!! e o dinheiro aqui some numa facilidade que vc não tem ideia!!! 
Outro dia eu estava num lago e acabei conhecendo uma brasileira. Ela estava com um semblante triste, cansado e comentou comigo que ela e o marido estavam cogitando voltar pro Brasil. Ela estava sem trabalhar e o marido estava trabalhando poucos dias, o dinheiro estava acabando e ela não estava vendo condições de continuar a pagar o college a a viver aqui.
Aquilo cortou o meu coração, pq eu sei que é difícil chegar aqui e ninguém que vem pra ficar quer ir embora sem alcançar os seus objetivos.
Muita gente vem com pouco dinheiro acreditando que trabalhando 20 horas por semana vai dar pra pagar as contas... gente, pode até dar, mas a chance de não dar é bem maior!!! Por isso é importante ter sangue frio e muita fé! sangue frio pra ver seu dinheiro sumir e fé pra acreditar que Deus vai abençoar seu esforço e trabalho duro e você vai conseguir conquistar um espaço no mercado de trabalho.
Essa história de que o Canadá está precisando de gente e que aqui tem trabalho pra todo mundo não é bem assim. Sim, tem mercado de trabalho, mas nem sempre é em Vancouver ou em Toronto. Conseguir um emprego nas maiores cidades pode ser muuuuito difícil, pode até levar anos em alguns casos. 
Vcs já devem ter escutado que o Canadá precisa de enfermeiros, né? pois é verdade, mas nem por isso eles facilitam os enfermeiros imigrantes a exercer a enfermagem aqui. Ontem uma amiga muito querida deu um depoimento pro canal no YouTube da minha agência, a GoNorth, contando exatamente a luta que ela tem enfrentado pra exercer a enfermagem aqui. Graças a Deus, e a muito estudo e investimento financeiro dela e do marido, ela já está perto de alcançar o seu objetivo, mas não tem sido fácil.
Hoje eu passei o final de tarde na casa de uma amiga que está aqui como estudante internacional e ela estava dividindo comigo a sua frustração em estudar numa área que ela não sabe se vai coloca-la no mercado de trabalho e de trabalhar 8 horas seguidas em pé numa loja ganhando salário mínimo. 
Eu sei que tudo isso que ela está vivendo é temporário e ela vai conseguir a residência e vai ter uma carreira aqui, mas pra quem está vivendo a situação pode ser emocionalmente insuportável. Só Deus e a certeza do que a pessoa quer pode dar força pra seguir em frente e não desistir.
Eu mesma já pensei e repensei minhas escolhas inúmeras vezes!!! não por querer voltar pro Brasil, mas por não me sentir satisfeita com o meu rumo profissional aqui. Foi muito difícil passar por várias entrevistas e não ver nada acontecer... o meu emocional foi bem pra baixo.
Mas o que fazer pra diminuir o risco dessas frustrações??? 
1-planeje a sua vinda com cuidado
2-economize o que puder antes de vir
3-faça um curso que te coloque no mercado de trabalho
4-faça amigos e invista no seu networking
5-busque trabalhos onde vc tenha chance de ser sponsoreado
6-aprenda com as experiências das pessoas mas não deixe que isso tire o seu foco
7-não olhe pra trás, olhe pra frente
8-não fique perto de pessimistas
9-abrace as oportunidades
10-coloque DEUS na frente.

Uma semana abençoada pra todos nós.